Medições e Ensaios

A cada ano,​ diversas ​edificações​ residenciais e comerciais são danificadas por raios. Face a estes danos, é fundamental que empresas e condomínios tenham estabelecido um programa de manutenção adequado, caso contrário, só é possível saber se o SPDA está funcionando corretamente, quando uma descarga atingir a edificação, porém, o mais sensato seria ​agir preventivamente para evitar danos​​.

Os ensaios e medições do SPDA devem ser realizados por profissionais qualificados, assim como nossa equipe, que dispõe de técnicas e ​equipamentos ​adequados ​para avaliar a conformidade do seu sistema com a norma NBR5419/2015. Parte do sistema de proteção contra raios pode estar oculto ou inacessível após a conclusão de obras, e por este motivo, é extremamente importante que cada componente do sistema seja inspecionado durante e ​após a fase de construção, em ​intervalos regulamentados de manutenções preventivas.

Nossos serviços de Medições e Ensaios

servico-especializado-malha-aterramento3

Apenas baixos valores de resistência não são suficientes para se assegurar a confiabilidade do sistema de aterramento após anos de instalação. É necessária a verificação de continuidade elétrica em seus diversos trechos, a fim de obter parâmetros para determinação da integridade física do eletrodo de aterramento e suas conexões.

Utilizamos aparelhos anualmente aferidos pelo fabricante, capazes de injetar corrente de até cinco amperes, permitindo uma precisão importante neste tipo de serviço.

servico-especializado-medicacao-resistividade-solo

A medição da resistividade do solo é fator decisivo e exigência normativa no dimensionamento da malha de aterramento para os níveis I e II de proteção do SPDA. A partir dela são determinadas a resistência de aterramento, a tensão de passo e a tensão de toque aceitáveis para a finalidade da malha.

Aliados à equipamentos atuais para o processamento e obtenção da estratificação do solo em camadas, nossos serviços atendem a NBR 7117 (Norma da ABNT – Medição da resistividade do solo pelo método dos quatro pontos).

servico-especializado-medicacao-continuidade-ferragens-estruturais2

A utilização das armaduras de aço como elementos naturais do SPDA reduz o custo de implantação em até 50%, desde que seja garantida a sua continuidade elétrica através da medição em vários pontos chaves. Seu uso reduz os transtornos com serviços civis de rompimento de pisos e paredes e minimiza os impactos estéticos causados pela fixação dos condutores.

Os ensaios de continuidade das armaduras devem ser realizados logo após a concretagem da estrutura para verificação de continuidade elétrica de pilares, lajes e trechos de armaduras na fundação e após a conclusão da instalação para verificar a continuidade do sistema de captação com a fundação ou BEP. Nossa equipe possui experiência em medições de pequenas à grandes edificações (como a realizada no edifício sede da Petrobrás, no Rio de Janeiro, com mais de 115 metros de altura) e conta com equipamentos para garantir a maior precisão neste serviço.

servico-especializado-malha-aterramento4Baixos valores de resistência ôhmica não são suficientes para se assegurar a confiabilidade do sistema de aterramento. Os materiais empregados na malha podem sofrer agressões de elementos químicos que compõem o solo ou por processos de contaminações, comprometendo suas conexões e o próprio material. Sendo assim, ocorre um aumento significativo no valor de sua resistência.

Por estes fatores, a medição frequente e a sua comparação com o histórico de medições, se faz necessária para expor indícios de problemas na malha de aterramento. Através de aparelhos atuais, atendemos a nova norma NBR 15749, criada em 2009 com milhares de serviços realizados nos mais variados tamanhos de malha de aterramento.

Preencha seus dados e solicite um orçamento