Haste de Alta Camada

sem-titulo-1-17

Utilize somente materiais normalizados!

A qualidade dos materiais empregados numa instalação elétrica é de suma importância, uma vez que estes podem determinar a vida útil da instalação e também a frequência e os custos de manutenção. Com uma instalação de SPDA não é diferente, uma simples peça pode comprometer o desempenho/eficiência do sistema como um todo.

Algumas empresas optam apenas pelo preço dos produtos, desprezando o fator qualidade e não conformidade à norma da ABNT NBR5419/2015 que regulamenta a instalação de para-raios no Brasil. A utilização de produtos fora de norma pode acarretar riscos muitas vezes imensuráveis ao patrimônio e à vida de pessoas e animais, além de ficar vulnerável a futuras ações judiciais por não atender às normas da ABNT, conforme é exigido pelo código de defesa do consumidor:

SEÇÃO IV: Das Práticas abusivas
“Art. 39. É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços dentre outras práticas abusivas:

XIII ­ colocar, no mercado de consumo, qualquer produto ou serviço em desacordo com as normas expedidas pelos órgãos oficiais competentes ou, se normas específicas não existirem, pela Associação Brasileira de Normas Técnicas ou outra entidade credenciada pelo Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Conmetro);”

 

É por isso que a Termotécnica Para-raios chama a sua atenção para a correta instalação do seu SPDA. No aterramento por exemplo, é imprescindível a utilização de hastes de alta camada (254µ) que prolonga a vida útil do SPDA. O mesmo não acontece com os materiais comumente chamados genéricos/comerciais/nominais similares a haste de baixa camada que a cobertura de cobre não atende à medida dos 254µ.

Certifique-se que sua haste de alta camada possui a gravação 254µ NBR 13571 em baixo relevo.

Haste-demonstrativo