Termotécnica Para-raios

IDIOMA

EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

Envie a sua pergunta para o nosso especialista, Normando Alves. Deixe a Termotécnica Para-raios continuar fazendo parte da construção de seu conhecimento! .

526 comentários em “Pergunte ao Especialista

  1. Boa Tarde, Estou com duas duvidas, a primeira seria, a partir de quando a Norma 5419 2015 passou a ser vigente e não mais ter saídas para Norma 2005, faço essa pergunta pois um cliente me apresentou um laudo com data de 2017, que não foi apontado as alterações necessárias para atender a nova Norma, e fiz um novo laudo apotando, ele questiona o porque isso não foi apontado antes por nosso concorrente, e o mesmo alega que ainda estaria vigente a 2005.

    Outra questão seria o uso do para-raios Prevector, temos um concorrente que diz estar dentro da Norma o uso desse para-raios, queria saber mais a respeito.

  2. Normando, boa tarde. Tenho a seguinte situação;
    Um galpão de insumos onde as espessura da chapa metálica da cobertura é menor que t’ indicado pela norma, irei fazer a gaiola de Faraday sobre essa estrutura metálica utilizando barra de Al (Subsistema de captação). Posso utilizar a estrutura metálica do galpão como subsistema de descida natural? Respeitando claro o gerenciamento de risco.

  3. Bom dia, prezado Eng. Normando,

    considerando uma edificação com SPDA classe IV, tendo Quadro Geral e BEP bem próximos ao ponto de entrada do alimentador principal, previ DPS classe I e II para esse quadro.

    Do quadro geral saem alimentadores secundários subterrâneos em área externa à edificação dentro da ZPR0B e adentram em outros pontos da mesma edificação. Para os quadros relativos a esses alimentadores secundários, seriam necessários DPS classe I e II ou apenas classe II seriam suficientes?

    1. Prezado Matheus , como a alimentação desses quadros secundários saiu da zona 1 e voltou para a zona zero, para entrar novamente na zona 1 , vc teria que colocar os DPS tipo 1 e 2 nesses outros quadro. Abraços,

  4. Bom dia,
    é aceitável o uso de trilho de trem (carris) como uma haste captora ? Encontrei uma instalação onde foi instalado um trilho ( instalado verticalmente) onde o mesmo se comporta como um captor natural.

  5. Boa tarde!
    Prezado colega, utilizamos em um projeto de aterramento cabos de alumínio para as descidas até a malha.
    Meu cliente pediu para substituir o cabo de alumínio por cabo de aço cobreado.
    Onde posso buscar as especificações para fazer essa conversão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *