Pergunte ao Especialista

Envie a sua pergunta para o nosso especialista, Normando Alves. Deixe a Termotécnica Para-raios continuar fazendo parte da construção de seu conhecimento! .

191 Comentarios em “Pergunte ao Especialista

  1. jamil says:

    Normando boa tarde, no ceará, os bombeiros exigem o laudo de aterramento, mesmo com todas as ressalvas da norma. No caso de indústrias, para a medição de sistema multi aterrado e interligado de terra. E a dúvida sempre surge de como medir sistemas muito grandes, por exemplo uma indústria com 100 descidas externas, interligadas, elas podem ser feitas com o alicate terrometro para verificar a resistência, além do miliohmimetro para verificar a continuidade? No caso de terrometro de haste, qual o recomendado, porque se eu tenho 100 descidas, e coloco pelo menos 5 medições pra cada um , eu tenho dois problemas, primeiro que é uma área grande, então ir várias vezes a maior distância se torna praticamente impossível, segundo que são 500 medidas, o que levaria MUITO TEMPO. Teria algum outro equipamento que não o alicate que poderia fazer mais rápido?

  2. normando says:

    está no item INTRODUÇÃO , logo no inicio da norma, onde menciona que a norma aborda a proteção da edificação e ao redor desta. A norma não contempla a proteção de areas abertas porque não é possivel proteger pessoas e animais em areas abertas devido ao eventos secundários de um raio, tais como descarga lateral, tensão de passo e tensão de toque.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.