Pergunte ao Especialista

Envie a sua pergunta para o nosso especialista, Normando Alves. Deixe a Termotécnica Para-raios continuar fazendo parte da construção de seu conhecimento! .

279 Comentarios em “Pergunte ao Especialista

  1. Paulo Roberto says:

    O SPDA ESTRUTURAL DEVE-SE PREOCUPAR COM O CAPÍTULO 8 DA NORMA, AQUELE QUE SE REFERE A TENSÃO DE TOQUE OU PASSO?
    No caso o SPDA CONVENCIONAL (AQUELE QUE DESCE CABOS DE COBRE), DEVE SE PREOCUPAR COM O CAPITULO 8, PARA OS CASOS
    DE DESCIDAS INTERNAS?

    aTT.

  2. Alberto says:

    Boa tarde!
    Preciso fazer o projeto para o aterramento de uma residência, posso usar as armações das vigas baldrames e estacas para o aterramento ? Não usarei Captores de para-raios, apenas para fazer o aterramento para o quadro de distribuição e equipamentos. Como representar esse sistema no projeto? Como deve ser feita a saída para a conexão dos vergalhões da estrutura para o condutor que irar ao BEP?
    Obrigado.

  3. Geraldo says:

    Queria tirar uma dúvida se possível:

    Fiz o projeto de aterramento de uma quadra de esportes, ela fica em uma área de praça, descoberta.
    Aterrei todos os equipamentos, alambrado, cesta de basquete, traves do gol…
    Lá existem quatro estruturas metálicas onde se encontra os aparelhos de ilumunação, os quais interliguei com a malha também.
    Essas estruturas tem 8 metros de altura.

    Ao entregar o projeto para anaálise e aprovação, me solicitaram um relatório conforme NBR 5419, para verificar se há necessidade de SPDA.

    Minha dúvida é se realmente precisa ser feito esse relatório?

    Para efetuar tal estudo eu teria que ter uma edificação no local, ou uma cobertura na quadra.

    • normando says:

      Prezado Geraldo, voce está correto , o que vc fez não foi para atender a uma norma especifica, foi tomar cuidados básicos para evitar acidentes pessoas ,a terrando todas as estruturas metálicas para preservar a vida das pessoas.
      Fazer o gerenciamento de risco não vai funcionar, a menos que voce use as medidas do parque como se fosse a sua edificação e a norma já fala em seu escopo que ela só se preocupa com a edificação, não com o que está fora desta.
      Se vc quisr ficar livre desse cleinte faz um emorial descritivo explicano o que vc fez , e quais o motivos desse projeto e que vc não está projetando SPDA e sim aterramento de estruturas metálicas para reduzir os riscos das pessoas principalmente em dias de tempestade ou céu carregado. Se acaso o cliente enteender que não precisa fazer nada então ele pode jogar o seu projeto no lixo e assumir os riscos, desde que ele pague o seu trabalho, obviamente.

  4. Ricardo Lucena says:

    No SPDA estrutural precisa haver anel de aterramento como quando usado Gaiola de Faraday ou a própria ferragem da edificação (naturalmente de concreto armado) devidamente amarrada, garantindo continuidade etc. resolve?

    • normando says:

      Ricardo, resolve se essas ferragens das vigas baldrames da fundações estiverem continuas. Para isso pode ser documentado oficialmente essa ação ou então fazer os testes de continuidade elétrica de acordo com a norma.

  5. Luís Gustavo Amaral says:

    Boa tarde Sr. Normando, em uma edificação com SPDA captação natural, descidas natural, e proximo a ela uma caixa d agua de altura menor q a edificação, eu devo colocar um captor na caixa e usar a propria estrutura como descida?

    • normando says:

      Se essa caixa dágua estiver dentro do volume de proteção da edificação maior, então já estaria automaticamente protegida contra descargas diretas.

  6. Paulo Victor says:

    Boa tarde !
    Prezado Normando, como é feito a captação eletrogeométrico ?
    A instalação de dois ou mais captores tipo Franklin por si só já se torna o método eletrogeométrico ?
    Obrigado.

    • normando says:

      O mtodo da esfera olante consiste em rodar uma esfera ficticia com raio de proteção de acordo com o nivel de proteção. Ao rodar essa esfera em torno da edificação em uestão é facil identificar quais são os locais mais provaveis do raio atingir, assim esses locais tem que ser adequadamente protegidos por sub sistemas de captação, descidas e aterramento. Até o final do mes irá acontecer um curso on line onde explicamos isso com detalhes.
      Vc pode usar captores verticais combinados entre si para gerar os volumes de proteção.

      Abraços.

    • normando says:

      Gregory, o material mais barato é o aluminio, mas precisa tr cuidado porue alguns ambientes ele não é permitido, existem as tabelas 5,6 e 7 da parte 3 da norma onde isso fica claro..
      Com relação ao nr. de descidas depende do nivel de proteção, que é extraído do gerenciamento de risco.

  7. Augusto says:

    Bom dia professor!

    Com relação a um patio fechado, no interior da minha estrutura, como proceder com as descidas? Faço elas no perímetro externo ao patio OU acompanho o perímetro interno da estrutura (como se não houvesse pátio) fazendo as descidas e interligando à malha de 50mm² que circunda a estrutura (o que acarretaria em cabos enterrados na parte interna do patio onde há circulação)? Obrigado!

    • normando says:

      Augusto, depende muito da arquitetura e inclinação dos telhados , mas de forma geral o ideal seria fazer as decidas internas formando um anel interno e as descidas externas formando um anel externo e depois interligar esses dois aneis. Se não for possível interligar os 2 aneis justifique no projeto o motivo dessa impossibilidade.

  8. Tilso Tavares says:

    Gostei do conteudo.

    Em que parte da norma 5419 diz que o cabo de cobre não pode estar inserido em concreto ao aterrar um banco de dutos

  9. Jefferson says:

    PREZADO NORMANDO,

    Em uma edificação de 4m, nivel III, com cobertura metálica com telhas termoacústicas 0,65mm, existe algumas chaminés em PVC de 6m com chapéu de inox no topo, sustentada por cabo de aço inox 6,2mm, que liga o topo da chaminé até a telha, caracterizo que este sistema está conectado a malha de captação natural pelo telhado? ou preciso subir com um cabo 16mm² da malha de captação até o topo dessa chaminé?

Deixe uma pergunta

O seu endereço de e-mail não será publicado.