Termotécnica Para-raios

IDIOMA

EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

Envie a sua pergunta para o nosso especialista, Normando Alves. Deixe a Termotécnica Para-raios continuar fazendo parte da construção de seu conhecimento! .

367 comentários em “Pergunte ao Especialista

  1. Boa Tarde Normando,

    Tenho uma duvida referente a uma instalação que foi realizada na empresa onde trabalho!
    Foi realizado a instalação de todo o sistema de descida com barra chata em alumínio, o sistema é de captação não natural.
    Te pergunto caso possa me ajudar….As Barras chatas em alumínio vai até o chão, interligando na malha de terra e esse sistema é sem proteção com eletrodutos. isso pode?

    Desde já agradeço!

  2. 1) Central de gases 1 externa e afastada em relação à edificação com gases acetileno e hidrogênio.
    a) É necessário(obrigatório) instalação de SPDA (captação, descidas e aterramento) nessa edícula de gases?
    b) No caso da equalização das tubulações, cilindros e partes metálicas das portas e ferragens, gostaria de saber se posso utilizar o cabo isolado de #6mm² (Tabela 9 NBR5419-3) interligando essas partes à tela de inox abaixo dos cilindros, uma vez que seria a equalização de partes metálicas. Fiquei com essa dúvida, porque nos projetos exemplo para central de gás utilizam cabo de #16mm² (Tabela 8 NBR5419-3), porém não consegui entender a motivação em norma, pois essa tabela trata de interligação entre diferentes barramentos BEP ou BEL.

    2) Central de gases 2 externa junto à edificação com gases inertes como Nitrogênio, Ar comprimido, Óxido nitroso, Argônio, Argônio+oxigênio.
    (obs. Dentro dessa Central 2 passam tubulações da Central de gases 1)

    É necessário(obrigatório) instalação de SPDA (captação, descidas e aterramento) e equalização dos cilindros nessa edícula de gases?

    Obrigada!

  3. Olá,
    Em campo aberto, tipo quadra de futebol, dá para aplicar um sistema de SPDA com esfera rolante interligados por cabos catenárias ? Pergunto porque a norma é aplicável para estruturas e não campo aberto, aí me ficou a dúvida.
    Obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *