Termotécnica Para-raios

IDIOMA

EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

Envie a sua pergunta para o nosso especialista, Normando Alves. Deixe a Termotécnica Para-raios continuar fazendo parte da construção de seu conhecimento! .

526 comentários em “Pergunte ao Especialista

  1. Boa tarde Normando, o DPS é obrigatório nos quadros dos apartamentos? ou pode ser colocado só no BEP ou no quadro de entrada de energia?

  2. Engenheiro Normando, boa tarde!

    Executamos uma obra de SPDA com projeto fornecido pelo cliente, dentro da Norma 5419/2015, foram instalados cabos rígidos com 7 fios a captação com cabo de 35,0 mm² (diâmetro externo de 33,0 mm², fios de 2,22 mm²) e malha de aterramento de 50,0 mm² (diâmetro externo de 49,00 mm², fios de 2,70 mm²), estas medições foram medidas com paquímetro digital e não micrometro.
    Os materiais empregados são todos da Termotécnica, tendo sidos empregados em várias obras de diversos clientes, executadas de outubro de 2017 a janeiro de 2018.
    Um dos nossos clientes está solicitando a retirada dos cabos empregados na obra, cabos esses que tínhamos em nosso estoque não adquirido da Termotécnica.
    Normando, pela sua vasta experiência como um dos elaboradores da norma estes cabos apresentaria qualquer problema no perfeito funcionamento do sistema SPDA, sendo que os serviços foram todos executados dentro da norma conforme projeto fornecido pelo cliente, resistência de 0,14 ohms, teste de continuidade deu tudo certo e os serviços foram bem executados com excelência de acabamento.
    Ficamos no aguardo de contato e parecer de V.Sa e desde já agradecemos.

    Atenciosamente.
    Edson Dimas de Oliveira
    Engº Eletricista – CREA-MG 42.277/D

  3. Boa tarde. Estou com uma dúvida: Tenho uma tubulação de gás, em cobre, passando perpendicularmente com a barra chata de alumínio da descida do SPDA. Gostaria de saber como fazer a proteção desta tubulação de gás?

    1. Prezado Paulo, desculpa a demora na resposta, mas estava viajando.
      Em primeiro lugar essa tubulação deverá estar mais baixa que o condutor da captação para evitar que ele receba uma descarga direta (zona 0B). Além disso é necessário fazer o calculo da distancia de segurança para determinar ser essa estruutra precisa ou não de ser interligada com o SPDA. Na norma existem alguns exemplos.

      Abraços,

  4. Olá Sr. Normando

    Gostaria de tirar as seguintes dúvidas, considerando o SPDA externo e não isolado:

    1- Quando a construção é existente e não é possível respeitar a distância de segurança recomendada pela 5419, das descidas em relação a janelas e demais elementos metálicos instalados na fachada, qual a prática recomendada? Interligar os elementos metálicos a descida?

    2 – Para interligar alambrados a malha de aterramento, considerando que os alambrados estão a uma distância de de 7m da malha de aterramento em todo o perímetro da edificação protegida pelo SPDA, devo fazer a conexão de quantos em quantos metros?

    3 – Posso interligar as BEL diretamente a malha de aterramento ou obrigatoriamente ela deve ter sua origem na BEP?
    Tenho duas edificações num terreno, distantes uma da outra a 10m, porém, a distância entre a BEP (instalada junto a entrada de energia) até as barras de equipotencialização das edificações é muito distante. Obs.: A BEP está interligada na malha de aterramento, e as malhas de aterramento das duas edificações também estão interligadas.

    4- Para condensadoras instaladas no lado externo da edificação, posso interligar o cabo de equipotencilização diretamente à malha de aterramento?

    Obrigado desde já

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *