7 motivos para usar a Biblioteca BIM da Termotécnica Para-raios e Aterramentos


Termotécnica Para-raios

Termotécnica Para-raios, líder nacional no setor de Sistemas de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA). Desde 1974 com produtos e soluções, incluindo fabricação, revenda de equipamentos, cursos e treinamentos SPDA.

A Termotécnica entrou no mundo BIM em 2025 se consagrando como o primeiro fornecedor a lançar e disponibilizar gratuitamente uma Biblioteca BIM, totalmente parametrizada, destinada para o desenvolvimento de projetos de SPDA no software REVIT, reforçando o pioneirismo da empresa e o compromisso com inovação. Abaixo separamos 7 vantagens que destacam essa solução pioneira para seus projetos.

1. Praticidade na aplicação das famílias

Atualmente, a Biblioteca BIM da Termotécnica Para-raios oferece mais de 80 famílias que, além de representarem as principais soluções da empresa para o SPDA, estão distribuídas por todos os subsistemas – captação, descida, aterramento e equipotencialização. Sendo alguns exemplos: mastros, postes, barras chatas, fixadores, solda exotérmica, conectores e caixas de equipotencialização.

Com essa gama de opções, é possível que o projetista realize um projeto de SPDA completo e de forma prática, visto que todas essas famílias foram parametrizadas com funcionalidades para atendê-lo em diferentes circunstâncias. A seguir serão apresentadas algumas famílias para exemplificar como as suas funcionalidades podem agilizar a execução de projetos:

Barras chatas de alumínio

  • Os tipos de família são separados de acordo com a forma de fixação, permitindo uma troca automática e economizando tempo de inserção de todos os fixadores;
  • Controles para comprimento da barra e para a visibilidade dos parafusos e porcas de emenda;
  • Interação com as famílias de curvas na horizontal e vertical, realizando as conexões automaticamente.
Rascunho automático
Tipos de família da barra chata de alumínio Tel 771 divididos de acordo com os kits de fixação
Rascunho automático
Demonstração dos diferentes kits de fixação da família da barra chata Tel 771

Mastros

  • Kit completo de todos os componentes necessários para instalação de um mastro, conforme recomendado pela Termotécnica: captores Franklin, tubos, abraçadeira de aterramento, estais, base, sinalizadores e até os parafusos, buchas e poliuretano de vedação;
  • Controles para customização de diversos componentes que compõem o kit;
  • Controles para o ajuste da altura da abraçadeira de aterramento e para a forma de conexão com cabos e barras chatas.

 

Rascunho automático
Janela de edição de propriedades da família dos mastros

Rascunho automático
Demonstração do controle do modelo do captor Franklin na família dos mastros

Cabos e Rebars

  • As conexões de cotovelo, em T e de união estão pré-configuradas, desse modo, basta traçar os condutores para que os conectores, soldas, emendas em L e clips sejam adicionados automaticamente;
  • Utilização da área de seção dos condutores, em vez do diâmetro adotado por algumas bibliotecas,  para facilitar a utilização com os conectores e por ser mais usada no mercado.

Rascunho automático
Demonstração da aplicação automática das emendas em L com clips para conexões em curvas e em T para a Rebar

Rascunho automático
Rascunho Demonstração da aplicação automática das curvas e das soldas para conexões de cabos

2. Alto nível de detalhamento

As famílias foram desenvolvidas com um nível de detalhamento (LOD) bastante elevado, trazendo as características dos produtos para o ambiente digital. Isso faz com que os projetos fiquem mais próximos ao que será instalado na realidade, reduzindo a probabilidade de que erros de incompatibilidade com outras disciplinas ocorram.

O alto nível de detalhamento não se refere apenas ao dimensional e a aparência dentro da Biblioteca BIM da Termotécnica. Todos os componentes possuem as informações referentes ao peso, material e classificação conforme norma da ABNT NBR 15965, além dos códigos e descrições dos produtos da Termotécnica, facilitando a consulta das características dos materiais e o planejamento logístico da obra.

Rascunho automático
Demonstração do nível de detalhamento da família do Aterrinsert Tel 656

Rascunho automático
Demonstração do nível de detalhamento da família do Aderibase Tel 757

3. Quantificação precisa de materiais

As listas dos materiais a serem adquiridos de um projeto são um aspecto importantíssimo para a obra como um todo, pois são definidoras do orçamento, logística para transporte, cronograma para a instalação, etc.. Dessa forma, há uma responsabilidade grande nas mãos do projetista de SPDA de gerar uma lista de materiais precisa e detalhada, o que pode ser um trabalho bastante complexo.

Tendo isso em mente, a nossa Biblioteca BIM foi desenvolvida para quantificar todos os componentes a serem adquiridos, desde itens maiores, como os mastros e postes, até itens que normalmente são ignorados, como os parafusos, porcas e arruelas. Até mesmo itens com rendimento (adesivos de fixação, moldes de solda e alicate) são contabilizados nas tabelas.

Essa característica aliada à metodologia BIM permite que, de forma automática, as listas de materiais sejam realizadas com praticidade, economia de tempo e grande precisão!

Rascunho automático
Tabelas disponíveis dentro da Biblioteca BIM – Termotécnica

 

4. Documentação para projetos 2D

Algo que chama bastante atenção dentro da metodologia BIM é a possibilidade de trabalhar com os modelos digitais em 3D, em função da visualização mais assertiva de como os componentes se comportam na realidade. Entretanto, outro aspecto muito importante é a associação simultânea do projeto 3D com o 2D, já que, durante a instalação, muitas vezes se utilizam as plantas baixas para guiar os instaladores.

Na Biblioteca BIM da Termotécnica Para-raios, o projetista tem acesso a dois modelos de vista pré-configurados, um para a etapa de execução (modelo de modelagem) e outro para a etapa de emissão (modelo de documentação) do projeto. Sendo que, no segundo modelo, estão configuradas as simbologias dos cabos, rebars, barras chatas, entre outros componentes, em planta baixa, possibilitando que o projetista emita o projeto 2D com agilidade.

Rascunho automático
Rascunho Demonstração de componentes no modelo de vista de modelagem

Rascunho automático
Demonstração de componentes no modelo de vista de documentação

5. Rotinas Dynamo para automação de processos

Apesar do software REVIT e da metodologia BIM já trazerem naturalmente automações para a rotina de seus usuários, ainda assim, existem tarefas repetitivas que demandam bastante tempo do projetista no dia-a-dia. Por isso, dentro desse objetivo de automatizar processos, nós criamos rotinas no Dynamo (software de programação da Autodesk) para a nossa Biblioteca BIM. 

Rascunho automático
Rotinas Dynamo disponíveis junto a Biblioteca BIM da Termotécnica Para-raios

Com essas rotinas é possível realizar tarefas que as funções básicas do REVIT não são capazes ou que seriam feitas de maneira manual, economizando um tempo precioso durante a execução do projeto. A seguir detalhamos três das rotinas disponibilizadas:

  • Inserção de clips

Ao realizar um projeto estrutural com rebars é necessário emendá-las entre si e o mais comum é com a utilização de 3 clips, então imagine o tempo gasto para posicionar cada um dos clips sempre atento ao afastamento para não quantificá-los errado. Para tornar esse processo automático, a rotina de inserção de clips pode ser usada. 

A rotina irá inserir os conjuntos de 3 clips, em todas as rebars selecionadas,  considerando o comprimento de cada rebar e os 20 cm de transpasse para posicioná-los. Por exemplo, se utilizar o modelo de rebar com 3 metros de comprimento para preencher um trecho de 40 metros, serão necessárias pelo menos 15 peças (considerando 20 cm perdidos por peça pelo transpasse). Sendo assim, a rotina Dynamo irá posicionar os 15 conjuntos de 3 clips afastados em 2,8 metros entre si automaticamente.

Rascunho automático
Rotina Dynamo de inserir clips sendo utilizada

 

  • Quantificação de soldas exotérmicas

Para realizar soldas exotérmicas é necessário utilizar moldes e alicates, porém para contabilizar é complicado, pois são componentes com rendimento e as tabelas do REVIT não são capazes de fazer o cálculo correto. Por este motivo, há uma rotina desenvolvida para realizar a quantificação de forma precisa considerando o rendimento médio de cada componente.

  • Exportação de tabelas

O REVIT possui tabelas bastante úteis e eficientes para contabilizar os componentes do projeto, entretanto existem algumas limitações. Uma delas é não permitir o agrupamento de todos os componentes em uma única tabela, o que dificulta o envio para realizar um orçamento e toma tempo para compilar.

Para permitir essa compilação, há uma rotina capaz de juntar todas as tabelas do projeto em uma planilha externa em Excel, eliminando o tempo de exportar cada tabela individualmente e de ter que organizá-las em uma única.

Rascunho automático
Rascunho Planilha externa em Excel compilando todas as tabelas extraídas pela rotina Dynamo

6. Suporte Completo

O REVIT possibilita criar famílias de diferentes formas e com lógicas de aplicação bastante distintas. Logo, é necessário que as bibliotecas possuam uma instrução de utilização para que os usuários possam aproveitar todas as funcionalidades criadas pelo desenvolvedor de forma eficiente.

Por isso, foram disponibilizados mais de 10 vídeos sobre a Biblioteca BIM da Termotécnica Para-raios, detalhando de maneira simples e didática como aplicar cada uma das famílias e como utilizar todas as ferramentas disponíveis dentro do template. Há vídeos demonstrando o uso do Showroom, rotinas Dynamo, legenda, modelos de vista, utilização das famílias, entre outros. 

Rascunho automático
Rascunho Exemplo de vídeo de instrução de uso disponibilizado junto a Biblioteca BIM – Termotécnica

Porém, não para por aí. A Termotécnica Para-raios realiza há anos um trabalho de suporte técnico gratuito a projetistas de SPDA de todo o Brasil, auxiliando em dúvidas técnicas de projetos, normas, aplicação de produtos, listas de materiais, etc.. E agora, esse apoio técnico também engloba a nossa Biblioteca BIM!

Ou seja, além dos vídeos de instrução de uso, há profissionais especialistas em SPDA que poderão te auxiliar gratuitamente em dúvidas técnicas e de utilização da biblioteca por nossos canais de contato.

Segue o link para acessar formulário e enviar as suas dúvidas: https://tel.com.br/suporte-tecnico/

7. Atualizações Constantes

Assim como nossa biblioteca de detalhes CAD, que é constantemente atualizada de acordo com o lançamento de novos produtos ou necessidades dos projetistas que a utilizam, a Biblioteca BIM também estará em constante evolução.

Ao longo do tempo, iremos incluir novas famílias e ferramentas que tornem a experiência do projetista ainda mais simples e ágil, permitindo-o dedicar menos tempo em atividades operacionais e repetitivas.

Fique atento em nossas redes sociais para acompanhar todos os nossos próximos lançamentos e manter sua biblioteca sempre atualizada.

E caso não tenha feito download da biblioteca ainda, segue o link para baixá-la: Biblioteca BIM – Termotécnica

Autor

Ricardo Neves – Técnico de Suporte


Termotécnica Para-raios, líder nacional no setor de Sistemas de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA). Desde 1974 com produtos e soluções, incluindo fabricação, revenda de equipamentos, cursos e treinamentos SPDA.

Compartilhe


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios são marcados com *

VER ORÇAMENTO
Faça sua pesquisa
FECHAR