Institucional

A Termotécnica Para-raios, empresa mineira com sede em Belo Horizonte, atua desde 1974 no segmento de SPDA (Sistemas de Proteção contra Descargas Atmosféricas). Seu portfólio contempla desde a fabricação e revenda de equipamentos até o fornecimento de projetos de engenharia, consultoria e treinamentos, em conformidade com as normas NBR5410, NBR5419 e NR10.

Considerada referência nacional no setor, a empresa conquistou todas as edições do Prêmio Qualidade – categoria Sistemas de Para-raios Prediais – da revista Eletricidade Moderna, concedido anualmente desde 2002. Seu corpo técnico participa ativamente do Comitê revisor da NBR5419 da ABNT e desenvolve continuamente novos produtos e soluções.selo-referencia-nacional-spda

Atualmente, além de oferecer a linha completa de materiais para SPDA, Aterramentos e Soldas Exotérmicas com um dos melhores padrões de qualidade do mercado, a Termotécnica se destaca também pelo valor agregado de seus Serviços Especializados de Engenharia (projetos, consultoria, inspeção, medição), cursos e o apoio integral prestado a seus clientes através de seu suporte técnico gratuito.

 

Identidade

Visão, missão e valores

 

Responsabilidade Social

Melhorar o desempenho das empresas por meio de gestão comprometida com o desenvolvimento sustentável e responsabilidade social é a proposta do Projeto BID “Condições de trabalho sustentáveis para melhor desempenho de micro e pequenas empresas”, que está sendo executado atualmente pela Termotécnica e empresas associadas ao CIEMG – Centro empresarial e Industrial de Minas Gerais.

Objetivos do projeto:

  • Desenvolver um plano de ação coletivo que promova o processo educativo das empresas aliado à implementação de práticas de sustentabilidade nos âmbitos dos temas diagnosticados como prioritários pelo Projeto.
  • Promover o avanço da gestão empresarial por meio do amadurecimento das percepções e adoção de fatores essenciais para a competitividade, locados nos ambientes interno e externo.
  • Impulsionar uma nova consciência de gestão e novos modos de relacionamento, tendo os líderes, em especial, como principais propulsores do novo pensar e agir.

Temas abordados:

Processo produtivo ecoeficiente: melhoria dos processos de gestão ambiental das empresas para uma produção com maior qualidade, gerando maior rentabilidade e competitividade para o negócio.

Valorização e incentivo à inovação: melhoria no processo de busca da inovação nas empresas aderentes, potencializando seu posicionamento competitivo.

Benchmarking e busca pela qualidade: alcance de melhoria na gestão da qualidade das empresas aderentes pela incorporação de práticas que permeiem os fundamentos da excelência (conhecimento do cliente e mercado, desenvolvimento de parcerias, visão de futuro, aprendizado organizacional, responsabilidade social, orientação por processos e informações, liderança e constância de propósitos).

Comprometimento e proatividade com causas comunitárias : Inclusão, participação, transparência com stakeholders e melhoria no diálogo e no engajamento das empresas nas causas comunitárias como estratégia aliada ao negócio.

Condições e recursos para a saúde pessoal: desenvolvimento de competências para identificar e atuar sobre determinantes de saúde dos trabalhadores, fortalecendo o poder de ação das empresas para impulsionar condições e recursos destinados à saúde pessoal.

“Nosso primeiro trabalho neste projeto com o tema “Comprometimento e proatividade com causas comunitárias”, foi na creche D. Belinha. Eles atendem 180 crianças de 0 a  6 anos de idade. Nossa ação foi transformadora!  Conseguimos reformar os brinquedos externos que estavam danificados, a biblioteca que estava quase inutilizada e criamos duas novas bibliotecas: uma para crianças e outra para adultos. Além disso, podamos e plantamos árvores, com a ajuda das crianças e orientamos como cuidar. Fizemos uma campanha de escovação com kits para as  crianças e uma campanha de arrecadação de leite. Foi muito bacana!”  Inez Faria – Coordenadora Administrativo/Financeiro

responsabilidade