Termotécnica Para-raios

IDIOMA

EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

Em 31 anos de treinamentos aliados à renomados instrutores, temos contribuído para o desenvolvimento de profissionais por meio de experiências únicas de aperfeiçoamento nas áreas de SPDA e MPS. Nossos cursos são fundamentados em normas como ABNT NBR5419/2015 e NR10, e objetivam a capacitação em desenvolver laudos, projetos e soluções em Proteção contra Descargas Atmosféricas. Com conteúdo de qualidade, entrega de certificado digital e abrangência nacional, temos alcançado resultados extraordinários na formação e atualização de grandes projetistas.

Saiba mais sobre os cursos oferecidos

Módulo único - Carga horária: 16hs

Escopo:

- Estrutura e tabelas da nova norma;
- Avaliação da necessidade de SPDA;
- Análise do afastamento do SPDA das demais instalações e massas metálicas;
- Dimensionamento do aterramento para dispersão da descarga atmosférica no solo;
- Como fazer laudos de SPDA, com entrega de modelo exclusivo;
- Principais passos para a criação de um projeto de SPDA com entrega de modelo para um edifício em CAD;
- Detalhes em CAD com entrega de 700 detalhes para serem inseridos no projeto;
- Formação das Descargas Atmosféricas;
- Métodos de captação do raio;
- Condução do raio até o solo com segurança;
- Como fazer as medições necessárias para atender a norma;
- Exercício prático de projeto.

Módulo único - Carga horária: 8hs

Escopo:

- Características de um raio nas instalações de energia e de sinal;
- Efeitos e danos de um raio em equipamentos eletroeletrônicos;
- Princípios básicos de proteção de equipamentos;
- Níveis de proteção de equipamentos;
- Características dos protetores;
- Onde a proteção deve ser instalada;
- Consequências dos raios nas instalações elétricas (A proteção dentro da edificação);
- Quais são e como utilizar as Medidas de Proteção contra Surtos;
- Suportabilidade dos equipamentos eletroeletrônicos;
- A equipotencialização e a função dos Dispositivos de Proteção contra Surtos (DPS);

Conheça nossos instrutores

Normando Alves - diretoria

Normando Alves

Diretor de Engenharia da Termotécnica Para-raios. Eletrotécnico, Engenheiro Civil, pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho pela FUMEC/MG. Especialista renomado em capacitação de projetistas, vistoriadores e auditores de instalações de SPDA em todo território nacional, desde 1993. É membro ativo da comissão que revisa a NBR5419 da ABNT e associado ABRASIP-MG. Palestrante nos principais congressos, simpósios e eventos – nacionais e internacionais – voltados para as áreas de Instalação, Projetos e Construção Civil promovidos por parceiros como: CREA, SINDUSCON, ABRASIP, ABEE, AMES e COOPPTEC.

Barbosa

José Barbosa

Graduado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Engenharia Elétrica pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH). Especialista em tecnologia da qualidade pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). É membro ativo da comissão que revisa a NBR5419 da ABNT, instrutor e palestrante desde 1996, com experiência exclusiva em projetos de sistemas de proteção contra descargas atmosféricas.

Instrutor Sergio Santos-site2

Sergio Santos

Engenheiro Eletricista pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com MBA em economia e negócios pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Possui sólidos conhecimentos em aterramento, compatibilidade eletromagnética e proteção contra sobretensões transitórias, obtidos através de cursos no Brasil e Alemanha. Há 17 anos dedica-se a proteção de instalações e equipamentos eletroeletrônicos contra surtos de tensão e corrente. É membro do Cobei onde trabalhou nas comissões que elaboraram a ABNT NBR 5410:2004, ABNT NBR 5419:2005, ABNT NBR IEC 61643-1:2007 e ABNT NBR 5419:2015. Palestrante em eventos como o ESW Brasil, SIPDA e Enie e colaborador de revistas técnicas como o Setor Elétrico e Lumière.

0 anos
DE CURSOS E TREINAMENTOS
+ de 0 %
DE APROVAÇÃO DOS ALUNOS
+ de 0
PROFISSIONAIS CAPACITADOS

Informações importantes

– Em caso de suspensão do curso, o aluno poderá negociar a melhor alternativa junto ao setor de eventos, encontrando uma outra data/cidade para programar a sua participação;
– O inscrito que não comparecer ao evento não terá seu investimento reembolsado. Caso o cancelamento da inscrição seja realizado em até 3 (três) dias de antecedência, será concedido o crédito para utilização em outro curso (nestas condições, o cancelamento deverá ser formalizado através de correspondência enviada ao responsável por eventos da Termotécnica Para-raios);
– É reservado à Termotécnica Para-raios o direito de cancelar qualquer curso, bem como alterar datas, caso não haja número suficiente de participantes para formação da turma ou por outro motivo previamente comunicado.

Formas de Pagamento

Cartões de crédito (Visa e Mastercard), boleto ou depósito bancário.

Outras Informações

Whatsapp: (31) 9 8422-9462
E-mail: [email protected]

Open chat
Podemos ajudar?