Termotécnica Para-raios

IDIOMA

EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

Mudanças na norma do SPDA – NBR5419

Quais conteúdos iremos abordar nesse artigo?

  • O que é a norma NBR 5419?
  • Qual o objetivo da norma NBR 5419?
  • Ao que a NBR 5419 se aplica?
  • Qual a NBR 5419 mais atual?
  • Qual a NBR que rege sobre o SPDA?
  • Qual é a Estrutura da NBR 5419?
  • O que pode mudar na próxima revisão da NBR 5419?
  • Quais os impactos da mudança da NBR 5419?

O que é a norma NBR 5419?

Todo serviço ou produto que esteja disponível no mercado tem que seguir regras, normas, protocolos, processos, etc.

Se você é engenheiro ou técnico, você só pode exercer a função que esteja relacionada com a sua formação e quem determina isso são os conselhos de cada classe. Assim como os administradores profissionais da área médica, advogados, etc, todas profissões possuem um conselho que regulamenta o que você pode fazer.

Do mesmo modo os serviços de engenharia e equipamentos eletroeletrônicos disponibilizados no mercado tem que seguir as normas da ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas.

O CDC_Código de defesa do consumidor exige que produtos e serviços disponibilizados no mercado Brasileiro sigam as normas da ABNT, assim apesar de a norma técnica não ser uma lei, ela tem força de lei quando é ancorada no CDC, nas NR-Normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho e em outras leis.

A norma NBR5419 é a norma da ABNT que regulamenta as praticas de engenharia na área de proteção contra descargas atmosféricas (Para-raios).

Qual o objetivo da norma NBR 5419?

O objetivo da norma é estabelecer regras e boas praticas de engenharia, seja na elaboração de projetos de proteção contra descargas atmosféricas, na instalação e no aceite da obra ou vistorias periódicas, ou mesmo para perícias judiciais.

Ao que a NBR 5419 se aplica?

A NBR5419 se aplica genericamente a todas edificações que contenham pessoas , processos produtivos ou equipamentos eletrônicos com guarda de informações estratégicas ou patrimônio histórico e cultural.

É impossível a norma abordar todas as possibilidades, porém ela da boa base para tomadas de decisão nos casos onde a proteção tenha que ir além da norma, para casos muito específicos.

Qual a NBR 5419 mais atual?

A última versão da norma NBR5419 é de 2015, que teve um pequeno complemento em 2018 mas em essência é a versão de 2015.

Qual a NBR que rege sobre o SPDA?

É a NBR5419/2015 e ela rege sobre o SPDA-Sistema de proteção contra descargas atmosféricas (popularmente chamado de Para-raios) descrito na parte 3 da norma e as MPS – Medidas de Proteção de Surtos, também chamada proteção Interna de instalações, pessoas e equipamentos, descrito na parte 4 da norma.

Qual é a Estrutura da NBR 5419?

A estrutura da norma NBR5419/2015 é dividida em 4 partes:

  • Parte 1: Princípios Gerais;
  • Parte 2: Gerenciamento de risco;
  • Parte 3: Danos físicos à estrutura e perigo à vida;
  • Parte 4: Sistemas elétricos e eletrônicos internos na estrutura.

O primeiro passo no dimensionamento de uma proteção é a parte 2, para verificar se a instalação do sistema é necessária ou não.

Em caso positivo, deverá ser usada a parte 3 e parte 4 para dimensionamento correto do Subsistema de captação (região que recebe o raio), descidas (conduz o raio até o solo), aterramento (dissipa as correntes do raio no solo), subsistema de equipotencialização (minimizar as diferenças de potencial) e proteção Interna (evitar choques, incêndio e perda de equipamentos)

O que pode mudar na próxima revisão da NBR 5419?

Toda nova publicação da norma traz mudanças no sentido de aumentar a segurança da edificação, das pessoas e das instalações e equipamentos internos.

Nem sempre essas novas mudanças trazem aumento nos custos e muitas vezes essas novas técnicas conseguem trazer muita redução dos custos, mas para tal é necessário que os profissionais dessa área se atualizem fazendo cursos de atualização, participando de grupos específicos nas redes sociais, assistam palestras e outros meios disponíveis pela rede mundial de computadores para se atualizarem.

Alguns itens serão mudados para melhor, tal como o Gerenciamento de risco, de modo a torna-lo mais próximo da realidade, a densidade de descargas atmosféricas (raios/Km2/ano) mais atualizado, novas soluções, etc.

Não dá para explicitar essas mudanças pois essas mudanças têm que passar pela aprovação da plenária, depois vai para consulta pública e somente após ela será publicada. Esse processo é muito extenso e demorado e quando falamos de um documento com aproximadamente 400 páginas é um trabalho Hérculio.

Quais os impactos da mudança da NBR 5419?

A atualização das normas técnicas acontece em torno de 5 a 6 anos, nesse período novas técnicas são incorporadas no sentido de trazer mais segurança.

Os principais impactos são, projetos e instalações mais eficientes, mais seguras e alinhamento com as praticas internacionalmente adotadas por países mais avançados tecnologicamente que o Brasil.

– “Gostaria de ressaltar que a ABNT é signatária da IEC-Internacional Eletrical Comission, que é uma das melhores normas Internacionais sobre proteção contra raios IEC 62305 de 2010 e a nossa norma NBR5419/2015 faz parte desse acordo da ABNT com a IEC, assim nos permite ter acesso a informações privilegiadas fazendo com as normas da ABNT sigam as melhores práticas existentes no mundo.

Aproveito a oportunidade para informar que qualquer dispositivo ou equipamento que seja prometido com proteção além do que está nas normas NBR5419, é ilegal, como por exemplo os captores milagrosos. Para saber mais sobre este assunto, clique aqui para mais detalhes:

Existe uma expectativa dessa norma ser publicada até o final de 2024, mas esse prazo poderá ser estendido até 2025, caso aconteçam imprevistos.

Diretor de Engenharia e P&D da Termotécnica Para Raios e Diretor Técnico da ABRARAIO

5419 | [email protected]

Um pensamento em “Mudanças na norma do SPDA – NBR5419

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *