TRANSCRIÇÃO PARA DEFICIENTES AUDITIVOS
No podcast de hoje, falaremos sobre como fazer a captação sem sofrer com a infiltração na instalação, eu sou Nikolas Lemos e seja muito bem-vindo.
Está cada vez mais comum encontrar em projetos, superfícies que não podem ser furadas. Podem ser lajes impermeabilizadas, tanques, telhas sanduíche, telhas zipadas ou até mesmo telhas comuns. A exigência de uma proteção contra infiltrações tem feito muitos projetistas buscarem alternativas para seu subsistema de captação.
A escolha por elementos naturais costuma ser uma alternativa satisfatória e viável economicamente, desde que esses elementos atendam os requisitos da norma, como por exemplo, telhas de aço galvanizadas com espessura maior que 0,5mm. Porém, nem sempre vai existir na instalação, estruturas metálicas que podem ser utilizadas com essa finalidade, sendo assim, teremos de instalar um subsistema de captação sem perfurar a superfície.
Pensando justamente nesses casos, a Termotécnica Para-raios desenvolveu os Aderis. Eles são fixadores coláveis, através de adesivos de alta resistência, que permitem a utilização no subsistema de captação em superfícies impermeabilizadas. Quando pensamos em apenas fazer a fixação, com um afastamento mínimo entre os condutores da captação e a superfície, deve ser utilizado o Adericone Tel 755 com diâmetro de 45mm para superfícies estreitas ou o Aderidisco Tel 756 com diâmetro de 60mm para superfícies mais largas, ficando a critério do projetista a escolha daquele que melhor vai lhe atender. Se queremos fazer a fixação dos condutores da captação com um pequeno afastamento para melhor visualizar o sistema, o ideal é utilizar o Aderibloco Tel 753, que possui 40mm de altura. Esses modelos de Aderis apresentados são indicados apenas para a fixação dos captores e condutores com a superfície.
Mas como proceder quando além da fixação, for necessário fazer uma conexão elétrica com a superfície? Por exemplo, uma ligação equipotencial entre a captação e o rufo ou telhado metálico que não poderá ser perfurado?
A solução desse problema é possível através do uso do Aderibase Tel 757. Além de proporcionar um afastamento de 40mm dos condutores e captores em relação a superfície, o Aderibase Tel 757 proporciona uma ligação equipotencial com a mesma, graças a sua estrutura externa condutora. Podemos utilizá-los por exemplo em conjunto com a captação de telhados metálicos que não podem ser perfurados, como telhas zipadas, telhas sanduíche, e também podemos utilizá-los em conjunto com a captação de tanques, silos, etc. Em edificações com estruturas metálicas, podemos conciliar o uso do Aderibase com o Fixador Universal Tel 5024 e um minicaptor de inserção Tel 5126, aproveitando a própria estrutura metálica como condutor de descida, reduzindo os custos do projeto.
Cada Aderi proporciona um ponto de fixação através de um parafuso com rosca de ¼ de polegada. Sua instalação é bem simplificada, basta aplicar o adesivo na parte inferior do Aderi, seguindo as recomendações do fabricante do adesivo escolhido. Se for necessário fazer a fixação de elementos mais robustos e pesados, como por exemplo os Termocaptores, recomendamos a utilização do Suporte Colável com pivô Tel 978, que além de um ponto de fixação, proporciona uma dupla colagem com a superfície. Para telhados cerâmicos que não podem ser perfurados, uma alternativa para a fixação de componentes sobre as telhas, é a utilização do suporte para telhados de madeira Tel 977. Ele permite tanto a fixação de elementos leves, como dos robustos. Devido ao seu design inovador, ele é encaixado entre as telhas diretamente no caibro, garantindo maior resistência e evitando infiltrações.
A opção por suportes coláveis, como os Aderis, exige apenas atenção em relação aos adesivos utilizados. Eles são normalmente classificados de acordo com a superfície em que serão aplicados. Se for uma superfície porosa, como concreto ou cerâmica, o recomendável é a utilização do Adesivo Epóxi Tel 5904, que rende em média, 40 fixações por embalagem. Para superfícies lisas, como telhas metálicas, o indicado é o Adesivo Poliuretânico Tel 5907, que rende em média 20 fixações por embalagem.
De qualquer forma, é importante que sua captação seja sempre bem feita, com componentes conforme a NBR 5419-3:2015 e pensando também nos danos que possam ser causados pela infiltração de água na instalação.
Na dúvida, consulte a nossa Engenharia de Vendas e também a nossa Engenharia de Projetos, lá você encontra serviços, consultorias e acompanhamentos de obras. Temos também, cursos on-line sobre SPDA e MPS (medidas de proteção contra surtos) que têm ajudado imensamente os profissionais que atuam nestas áreas. Fique ligado em nosso canal TELCast para ouvir outras dicas como essa!
Deixe um comentário