TRANSCRIÇÃO PARA DEFICIENTES AUDITIVOS
Seja muito bem-vindo ao nosso TELCast! Eu sou Nikolas Lemos e hoje darei algumas dicas fundamentais para especificar uma boa solda exotérmica.
Sempre que for preciso conectar muitos elementos no SPDA, especialmente no subsistema de aterramento, optar pelas soldas exotérmicas pode representar uma redução significativa nos custos de instalação do projeto. Entretanto, é importante que ao utilizá-las alguns cuidados sejam tomados para evitar falhas na execução. Pequenos detalhes podem comprometer a continuidade elétrica da conexão ou sua durabilidade, fazendo com que todo o SPDA seja afetado.
O primeiro passo para especificar uma boa solda exotérmica é escolher adequadamente os materiais que serão soldados. O cobre e os vários tipos de aço, como inox, galvanizado a fogo, cobreado ou até mesmo sem acabamento, podem ser utilizados sem problemas, mesmo quando mesclados. Por exemplo, o cabo de cobre nu pode ser soldado diretamente na rebar de aço galvanizado a fogo. Já o alumínio e o latão não resistem ao processo como os materiais convencionais, portanto, devem ser emendados através de conexões mecânicas ou de compressão.
Depois de escolher os materiais adequados, precisamos definir o tipo de conexão que irá compor a solda. Nesta etapa, é preciso descrever de forma clara e objetiva como será a conexão. Uma boa dica é conferir em um catálogo as formas geométricas de cada tipo de emenda e, a partir daí, escolher aquela que melhor se encaixa na necessidade do projeto. Com essa informação, compradores e vendedores conseguirão entender a necessidade e especificar a melhor alternativa.
Para os mais experientes, os códigos que nomeiam um molde representam exatamente como a conexão será feita. Por exemplo, as letras MHCL significam, respectivamente, Molde Haste Cabo Lateral e os números que aparecerão na sequência representam as bitolas da haste e do cabo.
Outro ponto importante é que cada tipo de conexão terá seu próprio cartucho, também chamado de pó exotérmico. Assim como os moldes, a especificação deles depende do tipo de emenda que será realizada. O molde MHCL5850, por exemplo, utiliza o cartucho NSEC0115. Essa informação é relevante, pois assim como o próprio nome já diz, o termo NSEC significa Número de Solda Exotérmica Calculado.
Para cada conexão, existe uma proporção ideal para a mistura de óxido de cobre e alumínio que compõem o cartucho. Utilizar cartuchos incorretos para o tipo de emenda pode significar uma conexão de baixa qualidade, com cavidades de ar e/ou rebarbas. Por isso, a utilização de medidas divergentes das especificadas pelo fabricante, mesmo que a soma delas seja equivalente em peso, não é recomendada.
Ainda no âmbito das especificações, temos os alicates para abertura e fechamento de moldes. Esse item está bem mais relacionado ao tamanho do molde do que com a conexão propriamente dita. Dessa forma, basta verificar na tabela do fornecedor qual é o modelo de alicate mais indicado.
Por todos os motivos que citamos anteriormente é recomendável comprar todos os componentes da solda em um mesmo fornecedor. Cada fornecedor tem sua própria metodologia de fabricação e podem ocorrer incompatibilidades no processo caso existam soldas de fabricantes diferentes.
Após a definição do tipo de conexão, será preciso executá-la conforme as recomendações que acompanham o produto. Em nossa página do Youtube temos um vídeo detalhado que mostra o passo-a-passo necessário para uma boa execução. Qualquer profissional que tenha tido ao menos um treinamento prévio sobre as soldas exotérmicas poderá executá-la, desde que use os equipamentos de segurança adequados como luvas e óculos de proteção. Mas vale lembrar que um bom executor conseguirá fazer até 40 conexões com um único molde e até 200 conexões com um único alicate. Os cartuchos possuem rendimento de uma unidade por conexão e os modelos fornecidos pela Termotécnica Para-raios já acompanham os discos de retenção e os palitos ignitores.
Na persistência de dúvidas, nosso suporte técnico estará sempre à disposição. Confira a nossa linha completa de soldas exotérmicas no site ou em nosso catálogo. Até a próxima!
Deixe um comentário