Outdoors de publicidade são muito suscetíveis a danos por descargas atmosféricas, principalmente quando estão instalados em ambientes externos. Nessas condições, além dos equipamentos estarem expostos a correntes de surtos induzidos, que podem causar falhas nos equipamentos, também estão expostos ao impacto direto das descargas atmosféricas, que podem ocasionar danos destrutivos, devido à circulação da corrente dos raios e surto conduzido.

Nos casos dos painéis eletrônicos que são instalados às margens das rodovias a vulnerabilidade é ainda mais acentuada. Nesses ambientes a linha de alimentação de energia elétrica percorre longos trechos aéreos, suscetíveis à incidência de raios, e ainda há o agravante de possuir poucas instalações ao redor para ajudar a atenuar os surtos, como acontece nos grandes centros urbanos.
Aplicação da NBR 5419 na proteção de outdoors
Por meio da aplicação dos conceitos da ABNT NBR 5419, é possível realizar a proteção da estrutura do painel e também de seus componentes eletroeletrônicos, evitando a queima. Esta proteção é relevante principalmente porque estes componentes possuem alto valor e um único evento de descarga atmosférica tem capacidade de inutilizar todo o sistema. Além disso, deve ser levado em consideração o custo da parada de prestação do serviço.
Instalar elementos do SPDA na própria estrutura do painel é tecnicamente inviável, pois o não atendimento da distância de segurança resultaria em centelhamentos perigosos e na circulação da corrente do raio pelo equipamento. Por isso. para a correta proteção contra a incidência direta de descargas atmosféricas é recomendado um SPDA isolado, através de um subsistema de captação posicionado de modo que mantenha a distância de segurança para o painel, conforme indicado pela NBR 5419, e garanta que toda a estrutura fique dentro do volume de proteção da captação, ou seja, a ZPR0b, instalando, por exemplo, um ou mais postes autossuportados de SPDA nas proximidades do painel.

Quanto à proteção contra surtos vindos pela linha de energia elétrica é essencial realizar a proteção coordenada das instalações por meio de Dispositivos de Proteção contra Surtos (DPS).
Portanto, a melhor maneira para proteger os painéis eletrônicos é combinar a segurança do SPDA isolado com a adoção de medidas de proteção contra surtos eficientes. Para mais informações, ou mesmo para apoio técnico no dimensionamento da proteção contra raios, não hesite entrar em contato com nosso suporte técnico: suporte@tel.com.br
Deixe um comentário