A Termotécnica Para-raios está lançando seu mais recente produto no mercado de aterramento: a Solda exotérmica-T-WELD® (Figura 1). Isso faz parte do compromisso contínuo da empresa em fornecer produtos de alta qualidade e desempenho para atender às necessidades dos clientes mais exigentes. A nova linha de soldas exotérmicas visa elevar os padrões de excelência, oferecendo uma solução que combina qualidade, durabilidade e eficiência em um único produto. Neste artigo, vamos destacar as características distintas da Solda exotérmica T-WELD® em comparação com as soldas comuns no mercado.
Benefícios da linha de soldas exotérmicas T-WELD®
Construção dos moldes: Os moldes da linha de Soldas exotérmica-T-WELD® são fabricados com blocos de grafite virgem, de alta qualidade e baixa porosidade (Figura 2a). Essas características proporcionam menor aderência do material fundido às paredes internas do molde, o que facilita a limpeza e garante uma durabilidade significativamente maior. Os moldes ainda possuem maior resistência mecânica na área de encaixe dos alicates, e na saída dos condutores, reduzindo o desgaste nestas regiões. Estes diferenciais construtivos proporcionam uma vantagem econômica significativa, permitindo um maior número de soldas por molde em comparação com demais moldes do mercado.
- Pó exotérmico: Em comparação com os produtos normalmente disponibilizados no mercado, os cartuchos da Solda exotérmica-T-WELD® apresentam maior pureza de conteúdo de cobre, o que resulta em uma conexão com mais metal e menos escória. Isso se traduz em uma conexão permanente e altamente confiável, garantindo a continuidade elétrica e atendendo aos requisitos normativos de resistência mecânica, tração e corrosão.
- Confiabilidade do processo: Os moldes são projetados com cavidades de maior volume, de forma que variações no posicionamento dos condutores têm pouco impacto sobre o resultado final, garantindo um preenchimento completo das regiões a serem soldadas nos condutores.
- Segurança: O processo oferecido pela solda T-WELD® mostra-se mais seguro devido à composição do pó exotérmico, que não possui comportamento explosivo e resulta em um menor nível de projeção de partículas quentes durante a reação. Além disso, os moldes feitos de grafite de baixa porosidade, são mais seguros porque têm menos probabilidade de acumular umidade em seu interior.
- Ferramentas e acessórios: As ferramentas da nova linha de Solda exotérmica-T-WELD® são mais resistentes e possuem encaixes padronizados, como o alicate mostrado na Figura 4. O alicate da linha T-WELD® é construído com uma estrutura mais robusta e um acabamento de maior qualidade, o que resulta em uma vida útil mais longa, maior segurança e facilidade de uso. Além disso é capaz de aplicar uma pressão maior do que os alicates convencionais, assegurando o completo fechamento dos moldes.
Conformidade e certificações
A T-WELD® passou por uma série de testes rigorosos para verificar sua qualidade e durabilidade. Em conformidade com as definições da norma IEEE-837 e da ABNT NBR 5419, essa linha de soldas exotérmicas foi submetida a ensaios abrangentes, incluindo resistência elétrica, condutividade, resistência mecânica, curto-circuito, força eletromagnética e corrosão. Esses testes garantem que a Solda exotérmica-T-WELD® atenda aos mais altos padrões de desempenho, assegurando uma conexão confiável e duradoura. A fabricação de seus componentes é licenciada pelos órgãos competentes, tais como IBAMA, Ministério da Defesa, Polícia Civil, Polícia Federal e CREA, proporcionando ainda mais confiabilidade e respaldo para os clientes.
Ao escolher a T-WELD®, os clientes podem economizar a longo prazo. Embora o custo inicial de compra de um molde de alta performance seja maior em comparação com os moldes comuns do mercado, quando se considera a quantidade de soldas que poderá fazer durante a vida útil do molde, o custo total por solda (incluindo o molde e o cartucho) acaba sendo mais baixo. Para dar um exemplo, um molde de alta performance T-WELD® pode fazer até 60 soldas para os modelos mais complexos e até 80 para os modelos mais simples. Em comparação, outro molde do mercado, nas mesmas condições, fará cerca de 40 a 50 soldas. Quando calculamos o custo por cada solda, levando em consideração o custo do molde ao longo de sua vida útil e o custo do cartucho, os valores por solda podem ser até 15% mais baixos, dependendo do modelo.
Além de um menor custo por solda, a durabilidade dos moldes resulta em maior eficiência operacional, reduzindo o tempo gasto em retrabalhos, substituições e manutenções. Com a solda exotérmica de alta performance, os clientes podem esperar um retorno sólido sobre o investimento, com um custo total mais baixo por uma solda de alta qualidade, consolidando sua posição como uma escolha inteligente e rentável.
Materiais de apoio e suporte
A Termotécnica Para-raios reconhece a importância do suporte e treinamento para garantir o sucesso e a satisfação dos clientes. Nosso setor de Suporte Técnico está sempre disponível para esclarecer dúvidas e fornecer orientações para a especificação e utilização dos produtos. Além disso, disponibilizamos materiais informativos em nosso site e redes sociais, contendo instruções detalhadas sobre a execução da solda exotérmica. Para um aprimoramento ainda maior, oferecemos cursos online e in-company, ministrados por profissionais qualificados, abrangendo diversos aspectos do SPDA. Clique aqui para saber mais e baixar o catálogo de soldas exotérmicas
Deixe um comentário