Inovações de ponta para você começar a aplicar em seus projetos

A Termotécnica Para-raios, referência nacional em sistemas de proteção contra descargas atmosféricas, acaba de lançar novas soluções para complementar o seu catálogo de produtos e oferecer novas facilidades para as instalações.

As novidades incluem novos modelos de Aterrinsert para o SPDA estrutural, disponíveis em duas versões. A primeira versão é o Easy TEL650, que possui como diferencial duas roscas concêntricas M12 e 1/4″ UNC, que proporcionam maior flexibilidade de aplicação quando diferentes tipos de dispositivos são conectados a ele. E para facilitar e agilizar a instalação, o Aterrinsert® Easy conta ainda com um receptáculo capaz de conectar Rebars com o aperto de apenas 1 parafuso.

Já a outra nova versão, Aterrinsert® Long, tem comprimento superior aos modelos anteriores o que possibilita a variação da distância de conexão entre a Rebar (ou ferragem) e a face do disco, disponível nos modelos TEL638 e TEL658.

As duas versões do Aterrinsert estão disponíveis no catálogo para download. É por lá que você terá acesso as aplicações, desenhos e informações que o ajudarão a conhecer melhor este novo produto.

Aterrinsert Easy TEL 650 – Aterrinsert Long TEL 638 e TEL 658

Outra novidade foi o Aderibloco TEL753, um produto para fixação reforçada de barras chatas, minicaptores, conectores e presilhas em superfícies que não podem ser furadas e que não necessite de equipotencialização. O Aderibloco possui como principal característica o afastamento de 40mm. É mais praticidade e economia para atender a conveniência e realidade orçamentária de projetos.

Aderibloco TEL 753

Para a perfeita conexão entre cabos de cobre 35mm² e 50mm², combinado à capacidade de proporcionar diversas possibilidades, foi desenvolvido o Grampo Multidirecional TEL725. As configurações mais comuns são as conexões em “x”, emenda paralela e derivação em “t”. O conjunto de acessórios em inox, composto por parafuso francês, porca e arruela de pressão, proporciona excelente resistência às intempéries, facilidade de instalação e aperto com apenas uma chave tipo-catraca. Confira alguns exemplos de aplicação diretamente no catálogo de produtos.

Grampo Multidirecional em Cobre TEL 725

Nos casos em que é necessário conectar um condutor tipo barra chata de alumínio a um cabo de cobre 35mm² e 50mm² sem que se queira furar a barra, o novo Conector com Interface Bimetálica TEL722 é a solução mais adequada pois possui uma interface estanhada que impede a pilha galvânica entre os condutores. Uma aplicação típica é a junção entre descida e aterramento.

Conector com Interface Bimetálica TEL 722

Na captação também há novidades. No topo de postes e mastros em que a própria estrutura tubular metálica é usada como condutor de descida, foi lançado a Ponta Captora TEL001. Um produto mais competitivo para aqueles projetos que não abrem mão da identidade visual do para-raios.

Ponta Captora TEL 001

Complementando a linha de sinalização, o Balizador LED TEL614 é um conjunto formado por sinalizador LED com sensor fotoelétrico bivolt, mastro de 1,2m e conector para aterramento. Sua principal vantagem é o baixo consumo e alta durabilidade. É indicado para o topo de edifícios.

Balizador LED TEL 613

Além de tudo isso, em primeira mão, está a parceria com a DEHN, uma empresa alemã, fabricante de uma infinidade de protetores e materiais em conformidade com a norma internacional IEC 62305:2010, documento base de desenvolvimento da norma brasileira NBR5419/2015. Assim como a Termotécnica, a DEHN segue à rigor, as normas que garantem a segurança e conformidade em seus produtos.

No mercado brasileiro, a Termotécnica Para-raios por meio desta parceria, a partir de agora, introduz novos protetores que garantem alta performance na proteção primária de circuitos e equipamentos contra descargas diretas e indiretas. São os DPS Centelhadores DEHNshield®. Estes protetores possuem classificação I+II e estão disponíveis nas versões Tetrapolar TEL 941315, Tripolar TEL 941305 e Bipolar TEL 941205, por isto, são capazes de descarregar parcela significativa da corrente do raio e de surtos de curta duração.

Sua tecnologia permite elevada capacidade de dissipação energética sem degradação, baixíssima tensão residual após atuação, nenhuma interferência no funcionamento do circuito principal e vida útil praticamente ilimitada. Uma solução e tanto para projetos que precisam atender requisitos de alto nível de estabilidade.

DPS Centelhadores com tecnologia SPARK-GAP DEHNshield®

Outro lançamento é um componente nunca visto antes no Brasil, de origem internacional. O Condutor CUI isolado (TEL 830208 de 3,5m e TEL 830218 5m) contra tensão de toque é uma solução inovadora, revestido em polietileno reticulado e isolado eletricamente para uma tensão de impulso de 100KV (curva 1,2×50µs). Possui condutor central de cobre com seção de 50mm² e projetado para instalação junto ao solo. Comercializado pré-montado, com terminal de conexão superior e dispositivo isolante em formato de disco, que dispersa os filetes de água em dias chuvosos, evitando a ocorrência de arco voltaico (flashover) sobre sua superfície.

Condutor CUI 50mm² comprimento 3,5m e 5m

Com todas estas novidades, a Termotécnica Para-raios amplia ainda mais o seu portfólio de soluções e abrange novos caminhos em direção a modernidade, consolida o posicionamento na oferta de soluções para proteção contra descargas atmosféricas e agora intensificado as medidas de proteção contra surtos.

Baixe agora o catálogo atualizado para conferir todas estas e outras novidades.

Download

2 Comentarios em “Inovações de ponta para você começar a aplicar em seus projetos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.