Vantagens do uso de conectores do tipo Aterrinsert®

TRANSCRIÇÃO PARA DEFICIENTES AUDITIVOS

No PodCast de hoje, falaremos sobre as vantagens do uso de conectores do tipo Aterrinsert® na sua edificação, eu sou Nikolas Lemos e seja muito bem-vindo.

Por que esses conectores são tão comuns no mercado? 

Os conectores Aterrinserts® foram desenvolvidos pela Termotécnica Para-raios para facilitar a conexão entre as ferragens, destinadas a conduzir a descarga atmosférica e os elementos que necessitam ser equipotencializados. Eles são comumente utilizados no SPDA Estrutural, onde a própria estrutura da edificação se encarrega de conduzir e aterrar a corrente do raio.

Embora tenham sido planejados para serem instalados antes da concretagem da edificação ou do componente pré-moldado, o uso dos conectores Aterrinserts® em edificações já prontas não é proibido, apenas requer mais trabalho e atenção em sua instalação.

Uma exigência da NBR 5419-3:2015 para as edificações que venham a possuir o SPDA estrutural é a realização de ensaios de continuidade elétrica ao final da construção.

Esses ensaios consistem em injetar correntes elétricas de 1 a 10A na captação, através de um microhmímetro, para que percorram a estrutura até o aterramento. Assim, o equipamento pode informar a resistência elétrica do conjunto que, de modo geral, deverá ser inferior a 0,2 ohm.

Se não existir nenhum ponto de fácil acesso para a realização do ensaio, o técnico irá solicitar ao responsável da obra, que faça escoriações no pilar até que encontre as ferragens. Essa quebra não é boa nem do ponto de vista estético, nem do ponto de vista estrutural. 

É aí que entram os conectores Aterrinserts®, que facilitam as conexões, reduzindo o tempo e o custo para execução do ensaio obrigatório de continuidade elétrica das armaduras de aço.

No caso de estruturas pré-moldadas, é necessário também garantir a continuidade elétrica entre um pilar e outro ou entre um pilar e a laje, por exemplo. Nesses casos, é mais fácil realizar a ligação elétrica entre os Aterrinserts®, utilizando cordoalhas flexíveis ou cabos de cobre, do que quebrar a estrutura pré-moldada para fazer a conexão.

Os Aterrinserts® também podem auxiliar nas conexões da captação com as descidas. Como os conectores estão ligados diretamente nas descidas, basta interligar os captores com os Aterrinserts® no topo da edificação.

Por fim, estes conectores estruturais podem ser utilizados também para interligar os barramentos de equipotencialização de potenciais ao aterramento, conectando BEL ao BEP, através da ligação com a estrutura contínua.

De um modo geral, o uso dos conectores Aterrinserts® reduzem os custos de instalação e manutenção do seu SPDA, garantem um ótimo efeito estético e também facilitam as inspeções futuras que ocorrerão na edificação, normalmente a cada 3 anos.

No catálogo da Termotécnica Para-raios você encontra quatro modelos para as mais variadas aplicações como o Aterrinsert® TEL-656 para os casos mais comuns, Aterrinsert Easy® TEL-650 para pré-moldados ou obras que necessitam de uma agilidade de instalação e os Aterrinserts Long® TEL-638 e TEL-658, para grandes pilares onde a rebar nem sempre estará próxima a borda.

Seja qual for a sua aplicação, a escolha por utilizar Aterrinserts® garante um melhor custo benefício no seu SPDA, especialmente no SPDA estrutural.

Deixe uma pergunta

O seu endereço de e-mail não será publicado.