Termotécnica Para-raios

IDIOMA

EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

Envie a sua pergunta para o nosso especialista, Normando Alves. Deixe a Termotécnica Para-raios continuar fazendo parte da construção de seu conhecimento! .

531 comentários em “Pergunte ao Especialista

  1. Boa noite, Normando! Minha dúvida é a seguinte: Em um sistema de SPDA de uma fábrica de ração, existem elevadores de canecos e silos de armazenagem. Em relação aos elevadores de canecos, caso a estrutura sirva como descida natural, o motor elétrico que fica no topo desse elevador tem que ser conectado ao aterramento do BEP, ou o fato dele estar parafusado e em continuidade com toda a estrutura do elevador dispensa a necessidade do aterramento? Ou seja, podemos considerar que o motor está aterrado?”

  2. Bom dia,

    Estou realizando uma analise de projeto e não estou encontrando uma maneira de dimensionar a minha malha de aterramento, uma vez que vou implementar a utilização de aterramento estrutural. Já cheguei nos valores de resistividade de hastes e de resistência para malha, mas não encontrei literatura que dimensiona resistividade para “estacas” por exemplo.

    Problema:
    Quero diminuir o comprimento de cordoalha que vou utilizar, para diminuir custos.

    Soluções:
    Vou utilizar aterramento estrutural.

    Dúvidas:
    Quanto isso interfere na minha malha calculada? Quantas hastes diminuo, uma vez que tenho eletrodos naturais? Como calcular para estacas interligadas, estacas não interligada? Como dimensionar a influencia e comportamento da resistividade do solo e do concreto em função da geometria das estacas, armação e numero de condutores.

    Muitas dúvidas me surgiram e se não houver uma literatura ou material, se puder me responder com boas práticas de engenharia, já seria de bom grado.

    Desde já grato,
    Rafael

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *