Como as blindagens e roteamentos de cabos melhoram a proteção contra descargas atmosféricas?

Proteger linhas metálicas dos efeitos causados pelas descargas atmosféricas é muito importante, já que estes materiais são ótimos condutores das correntes do raio. Os DPS, comumente utilizados para garantir esta proteção, não são as únicas soluções permitidas pela NBR5419. Nesse episódio, falamos sobre como as blindagens e roteamentos de condutores podem ser uma verdadeira economia em projetos de SPDA, especialmente, nestas situações!

Como proteger o CFTV contra efeitos das descargas atmosféricas

O CFTV é um circuito muito utilizado em todos os setores do mercado, seja para segurança, controle de processos ou facilidade de supervisão. Como todo equipamento elétrico ou eletrônico, as câmeras, monitores e painéis de controle utilizados nestes sistemas estão sujeitos aos danos causados pelas descargas atmosféricas. Neste episódio, apresentamos os parâmetros que devem ser levados em consideração para realizar a proteção adequada contra os efeitos do raio nestes circuitos, utilizando o software gratuito DEHNselect IT (https://www.dehn-international.com/en/dehnselect-it).

Conceitos básicos de áreas classificadas

As áreas classificadas requerem muita atenção dos projetistas de SPDA, pois pequenos erros podem causar graves acidentes. Nesses locais, mais do que nunca, é preciso que o projetista tenha conhecimento específico para realizar um projeto de proteção contra descargas atmosféricas. Neste episódio apresentamos os conceitos básicos de áreas classificadas e os cuidados necessários para garantir a segurança de pessoas e edificações nestes locais.

Entendendo o conceito de proteção em cascata

Ao dimensionar um sistema de proteção contra surtos elétricos é preciso garantir que este seja capaz de assegurar a disponibilidade de todos os equipamentos sinalizados pelo cliente. Essa necessidade significa, muitas vezes, ter que incluir mais de dois DPSs instalados em sequência, a chamada proteção em cascata! Neste episódio, falamos um pouco mais sobre seu funcionamento e quais as condições que tornam este conceito tão importante em projetos que envolvem DPSs.

Otimizando o SPDA em estruturas pré-moldadas

Quando o assunto é economizar tempo e dinheiro em uma nova construção, a escolha por componentes pré-moldados é uma boa alternativa. Entretanto, se esse sistema não contemplar o SPDA podemos ter surpresas indesejadas durante a execução do projeto. Neste episódio são apresentadas algumas dicas para otimizar a proteção contra raios de uma edificação construída a partir de componentes pré-moldados.