A importância do SPDA em granjas


TRANSCRIÇÃO PARA DEFICIENTES AUDITIVOS

Seja muito bem-vindo ao nosso TELCast! No episódio de hoje, vamos falar sobre a importância do SPDA em granjas e dar algumas dicas para auxiliar a execução de projetos nesses locais.

De um modo geral, estes empreendimentos estão situados nas zonas rurais e são um conjunto de edificações divididas entre criadouros, armazéns, clínicas veterinárias e, em alguns casos, abatedouros. Todas estas edificações têm grande importância para o pleno funcionamento deste tipo de negócio e devem seguir vários critérios de controle de qualidade. Ao realizar um projeto de SPDA e MPS para granjas é preciso levar em consideração que todas estas edificações devem passar pelo gerenciamento de risco para definir se será ou não necessário instalar a proteção.

Descargas atmosféricas podem causar danos como incêndios, explosão de condutores, parada no fornecimento de energia e choques elétricos aos seres vivos. Todas essas formas de danos são suficientes para causar a morte de milhares de animais de uma granja, colocando em risco grande parte do valor investido.

Viveiros de frangos, por exemplo, precisam de uma temperatura ambiente controlada para a saúde e desenvolvimento dos animais. Isto implica, normalmente, na utilização de vários climatizadores alimentados por energia elétrica. Se uma descarga atmosférica causar uma interrupção no fornecimento de energia, a temperatura interna pode sofrer grandes variações e estas, por sua vez, podem causar choques térmicos nas aves. Se no lugar da interrupção de energia ocorrer um incêndio, este poderá se propagar, rapidamente, pelo local e até ser contido o prejuízo poderá ter sido irreparável.

Por isso, para proteger o investimento, é crucial instalar SPDA, DPS centelhadores do tipo I nos quadros de entrada de energia, DPS do tipo II nos quadros secundários e DPS do tipo III nas tomadas dos equipamentos mais sensíveis ou importantes.

Vale lembrar que, visando reduzir os custos, é sempre recomendável que a própria estrutura metálica seja utilizada como condutor natural do sistema. Sendo assim, construir uma granja já considerando as estruturas existentes como parte do SPDA, pode representar uma economia de até 40% nos custos finais da obra.

Outro ponto importante, é relacionado ao aterramento de locais onde quadrúpedes, como bois e porcos, serão confinados. Apenas o anel externo não será suficiente para minimizar as tensões de passo perigosas, requerendo uma malha reticulada dentro desta área. Sendo assim, uma forma simples e econômica de garantir a segurança destes animais, é dada pela instalação de telas do tipo POP, também conhecidas como telas soldadas nervuradas, dentro do concreto, no nível do solo.

Além disso, é necessário ter cuidado durante a execução do SPDA. O mais recomendável é instalar os elementos de proteção sem perfurar o telhado, evitando assim as indesejáveis infiltrações, principalmente, nos locais de armazenamento e abate. O uso dos nossos fixadores coláveis do tipo Aderis é amplamente recomendado para estas situações.

Ao persistirem dúvidas sobre esse ou outros temas não hesite em consultar a equipe técnica da Termotécnica Para-raios!