Como fazer a fixação dos condutores do SPDA?

TRANSCRIÇÃO PARA DEFICIENTES AUDITIVOS

No podcast de hoje, apresentaremos algumas dicas para a fixação dos condutores do SPDA, eu sou Nikolas Lemos e seja muito bem-vindo.

A fixação dos condutores do SPDA é considerada por alguns projetistas uma parte simples do projeto e, por isso, acabam não fazendo uma especificação detalhada. O impacto disso é visto em um grande número de projetos instalados de forma inadequada.

A NBR5419, que é a norma regulamentadora do SPDA no Brasil, possui um trecho que trata exclusivamente da fixação dos condutores, sejam eles chatos, redondos ou encordoados. Todos devem seguir a regra simples, descrita no item 5.5.2 da parte 3, de que a distância máxima entre os fixadores deve ser de até 1m para condutores na horizontal e até 1,5m para condutores na vertical ou inclinados.

Essa exigência visa garantir maior confiabilidade mecânica ao sistema, pois como os condutores ficam expostos às mais adversas condições climáticas, tais como: sol, vento, chuva, etc, suas fixações devem suportar as cargas normais e eventuais tensões mecânicas provocadas pelas descargas atmosféricas.

Se for necessário fixar por exemplo o cabo de cobre nu 35mm² Tel 5735, diretamente sobre a alvenaria, o uso da presilha de latão Tel 744, com parafuso inox e bucha de nylon é uma boa solução com baixo custo. Para cada metro na horizontal ou um metro e meio na vertical deverá ser listado um conjunto desses.

Se, por exemplo, a opção do projetista for utilizar um condutor chato, tipo a barra chata de alumínio Tel 776, diretamente sobre o rufo metálico ou telha metálica, a infiltração pode causar problemas em algumas instalações. O uso do poliuretano Tel 5905, em todos os furos pode até aliviar esses efeitos, mas para evitá-los completamente, a solução será optar por um sistema de fixação que não faça furos na superfície.

Nessas situações, são indicados os produtos da nossa linha de fixadores coláveis, são eles: Aderidisco®, Adericone®, Aderibase® e Aderibloco®. No nosso catálogo mostramos suas principais características, diferenças e sugestões de aplicação. Dependendo da porosidade da superfície onde estes fixadores serão colados, poderão ser utilizados dois tipos de adesivo: Tel 5907, à base de poliuretano, para superfícies lisas como chapas metálicas e pedras polidas ou Tel 5904, com base Epóxi para concreto ou alvenaria. Esse assunto já foi tema do nosso oitavo episódio do TELCast: Soluções para evitar infiltrações na captação do SPDA. Não deixe de conferí-lo!

A especificação em projeto dos elementos de fixação é importante para que a lista de materiais seja completa, o orçamento seja mais preciso e também a instalação ocorra de acordo com a norma técnica vigente. Esta boa prática evita problemas como o desprendimento de condutores ou reprovações em inspeções futuras.

Assim como os condutores do SPDA, os fixadores também deverão ser resistentes às ações climáticas, ou seja, fabricados em aço inox, metais nobres ou aço galvanizado a fogo. Produtos zincados eletroliticamente se degradam, rapidamente, devido às intempéries e por isso, sua utilização em ambientes externos não é permitida pela norma.

Consulte-nos sempre que surgirem dúvidas sobre a correta aplicação dos fixadores e também para a sugestão de alternativas em caso de dificuldades na aplicação.

Continue ligado em nosso canal TELCast para ouvir outras dicas como essa!