Vantagens de se utilizar o grampo multidirecional no SPDA

TRANSCRIÇÃO PARA DEFICIENTES AUDITIVOS

No PodCast de hoje, falaremos das vantagens de utilizar o grampo multidirecional em projetos de proteção contra descargas atmosféricas, eu sou Nikolas Lemos e seja muito bem-vindo.

É comum no SPDA, especialmente quando este é composto por condutores redondos maciços ou encordoados, a utilização de vários modelos de conectores. Esta situação ocorre, muitas vezes, em virtude da complexidade das instalações, que acaba por exigir conectores diferentes para atender as necessidades do sistema. Entretanto, essa grande variedade de conectores em um projeto não é benéfica nem para o cliente, nem para o instalador e nem para o projetista. Com muitos modelos de conectores:

  • o cliente tem menos poder de negociação junto ao fornecedor, já que estará solicitando pequenas quantidades de vários modelos;

  • o instalador tem mais chances de cometer erros na instalação, já que serão várias peças para vários pontos específicos;

  • e o projetista levará mais tempo na execução do projeto, já que deverá detalhar de forma específica todas as conexões.

Pensando nisso, a Termotécnica Para-raios desenvolveu o grampo multidirecional bimetálico TEL-725. Ele permite diversos tipos de conexões entre condutores redondos ou encordoados de 35 a 70 mm² de área de seção. Devido ao seu design inovador, o TEL-725 pode ser utilizado para conexões em X, em T, em paralelo, em emendas e até mesmo em derivações. Essa versatilidade traz benefícios desde o projeto até a instalação do SPDA.

Outra grande vantagem de seu uso está relacionada diretamente com o tempo gasto para a instalação. Como o grampo multidirecional é construído com um parafuso francês em aço inoxidável, seu aperto é bem simplificado e dispensa o uso de duas chaves, bastando aplicar o torque mínimo de aperto à sua porca.

Em uma instalação com muitas conexões, o ganho de produtividade usando este conector é realmente significativo, em alguns casos pode significar até mesmo à redução de dias no prazo final de entrega da edificação. Por ser um conector bimetálico, ele pode ser utilizado para conexões paralelas entre elementos de materiais distintos, como por exemplo conectar o cabo de alumínio nu proveniente das descidas com o cabo de cobre nu da malha de aterramento. Por fim, como todos os seus acessórios são resistentes às intempéries, o TEL-725 pode ser utilizado em todos os subsistemas do SPDA, seja como elemento de conexão entre o minicaptor e o cabo da captação; entre os cabos das descidas e a malha de aterramento ou como derivação da malha de aterramento para as descidas, enfim, são várias possibilidades. Passe a indicar em seus projetos a utilização do grampo multidirecional bimetálico TEL-725, reduzindo os custos gerais ao mesmo tempo em que facilita a instalação.

Continue ligado em nosso canal TELCast para ouvir outras dicas como essa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.