Por que devemos utilizar hastes de alta camada no SPDA?

TRANSCRIÇÃO PARA DEFICIENTES AUDITIVOS

No podcast de hoje, falaremos sobre as hastes de aterramento de alta camada no SPDA, eu sou Nikolas Lemos e seja muito bem-vindo.

As hastes de aterramento não são itens obrigatórios do SPDA. Elas são, normalmente, indicadas para suprir a necessidade de mais metros de eletrodo enterrado no solo, já que cada metro de haste enterrado na vertical conta em dobro no cálculo do comprimento necessário do eletrodo enterrado, exigido pela NBR5419.

É uma boa prática a instalação de hastes verticais nos pontos de cruzamento entre as derivações que vêm das descidas e o anel de aterramento horizontal que circunda a edificação. Agindo dessa forma, diminuímos nesses pontos a impedância do aterramento, direcionamos a dissipação da energia do raio para camadas do solo mais profundas e reduzimos os efeitos das tensões de passo e toque no sistema.

Uma vez especificadas pelo projetista, as hastes de aterramento deverão ser adquiridas conforme NBR13751, ou seja, deverão ter alta camada de Cobre. A NBR 5419, específica do SPDA em sua última revisão de 2015, trouxe de forma clara e objetiva essa informação, na parte 1, item 2, ao citar a NBR13751. Qualquer utilização de hastes fora desse padrão vai contra não somente a norma técnica como também contra o código de defesa do consumidor.

Se você abrí-lo na Seção IV (4) das práticas abusivas, verá no artigo 39, item 8 a seguinte informação: “É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas colocar, no mercado de consumo, qualquer produto ou serviço em desacordo com as normas expedidas pelos órgãos oficiais competentes ou, se normas específicas não existirem, pela Associação Brasileira de Normas Técnicas ou outra entidade credenciada pelo Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Conmetro);”

Também pode ser visto no item 4: “É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas prevalecer-se da fraqueza ou ignorância do consumidor, tendo em vista sua idade, saúde, conhecimento ou condição social, para impingir-lhe seus produtos ou serviços;”

Quem comercializa ou instala esse tipo de material está agindo contra a legislação vigente, podendo sofrer as consequências dessa ação, especialmente quando o cliente não possuir o conhecimento dessa obrigatoriedade.

Um dos motivos para a exigência da alta camada de Cobre é a garantia de resistência contra corrosão do aterramento às condições adversas do solo. A chamada alta camada é na verdade um revestimento por eletrodeposição de 254 micras de cobre em uma barra de aço-carbono 1010/1020, sem qualquer tipo de tratamento. Esse revestimento é feito de tal maneira para que não se solte, separe ou descame com o tempo. Dependendo da salinidade do solo, serão necessários vários anos para que o aço da haste seja corroído e reste apenas um tubo de cobre com a parede de 254 micrômetros.

O aço das hastes cobreadas tem apenas função mecânica, de forma a auxiliar a cravação no solo. Como o Cobre é um material muito macio, haveria uma deformação da haste em terrenos mais rochosos caso ela fosse 100% de cobre maciço, dificultando ou impedindo sua instalação.

As hastes chamadas comerciais, genéricas ou de baixa camada não possuem garantias de que o processo de revestimento de Cobre é o correto, ou seja, com o passar dos anos ou até mesmo durante a cravação a camada de Cobre pode se soltar do aço. Elas também não tem garantias de que o aço utilizado é de alta qualidade e resistência mecânica, podendo até mesmo romper-se no processo de instalação ou serem completamente corroídas em poucos meses. Dessa forma a malha de aterramento ficaria aquém daquilo que foi dimensionado, podendo expor os ocupantes da instalação a riscos maiores do que os toleráveis pela norma.

A NBR5410 também não permite a utilização de hastes de baixa camada, conforme consta na tabela 51, dessa norma. Assim, sempre que for utilizá-las em sua instalação, certifique-se que são normatizadas e de alta camada. Elas possuem essa informação gravada em baixo relevo na sua extremidade.

Na Termotécnica Para-raios você encontra hastes de alta camada e todos os outros materiais para SPDA em total conformidade, além de serviços como projetos, consultorias, acompanhamentos de obras e cursos on-line de SPDA e MPS (medidas de proteção contra surtos). Continue ligado em nosso canal TELCast para ouvir outras dicas como essa!