Os diferenciais dos condutores de Alumínio no SPDA

TRANSCRIÇÃO PARA DEFICIENTES AUDITIVOS

No podcast de hoje, analisaremos os benefícios de optar pelo uso de condutores de Alumínio, no SPDA. Eu sou Nikolas Lemos e seja muito bem-vindo.

Devido a sua versatilidade, maleabilidade e baixo custo, os condutores em Alumínio, sejam eles chatos ou encordoados, têm mostrado há muitos anos que são a melhor opção com melhor custo-benefício para a captação e descidas dos sistemas de proteção contra descargas atmosféricas. Tão famosas no mercado, as barras chatas em Alumínio, por exemplo, têm alcançado, cada vez mais destaque quando o assunto é SPDA externo.

Um dos maiores diferenciais desta utilização é o baixo custo comparado ao uso de condutores de cobre, afinal o Alumínio é um material mais comum e de grande oferta no mercado. Outra vantagem é a leveza, já que como este material é mais leve que o Cobre e o aço, a estrutura será menos exigida mecanicamente por esses componentes.

Além disto, se utilizarmos a barra chata de Alumínio, ou fita de Alumínio, como muitos gostam de chamar, o número de conectores necessários também será menor. Isto se deve ao fato de que, as emendas das barras podem ser feitas através de parafusos e porcas e suas fixações, através de presilhas ou  parafusos e buchas, em locais em que a infiltração não seja um problema.

Os condutores de Alumínio não são tão visados por ladrões, ou seja, a chance de ter seu componente do SPDA furtado por criminosos é extremamente baixa comparado aos componentes de Cobre.

Por fim, a maleabilidade e a facilidade de conformação dos componentes de Alumínio permitem um ajuste mais fino e um efeito estético mais agradável no acabamento final do SPDA externo, especialmente quando utilizamos as barras chatas.

Mas nem tudo são flores e os condutores de Alumínio possuem limitações quanto ao seu uso no SPDA. Eles não podem ser enterrados ou embutidos, ou seja, nada de utilizá-los no aterramento ou dentro do concreto.

Nos pontos de transição entre componentes de Alumínio e componentes de Cobre deverão ser previstas as conexões com componentes bimetálicos, para evitar que a corrosão galvânica comprometa seu sistema.

Em nosso catálogo, você encontra as barras chatas de Alumínio com furos e conformação, já prontas para serem instaladas, como a TEL-771, que é uma barra de 3m com 5 furos de fixação e 2 para emenda de 7mm. Caso deseje barras sem furos, possuímos a TEL-775 com 3m e a TEL-776 com 6 metros.

Também fornecemos o cabo de Alumínio, TEL-5720, que atende a todas as exigências normativas. Na dúvida consulte a nossa Engenharia de Vendas ou nosso suporte técnico.

Na Termotécnica Para-raios você também encontra serviços como projetos, consultorias,  acompanhamentos de obras e cursos de SPDA e Medidas de Proteção contra Surtos, as MPS.

Continue ligado em nosso canal TELCast para ouvir outras dicas como essa!