Termotécnica Para-raios

IDIOMA

EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

Envie a sua pergunta para o nosso especialista, Normando Alves. Deixe a Termotécnica Para-raios continuar fazendo parte da construção de seu conhecimento! .

547 comentários em “Pergunte ao Especialista

  1. Boa tarde,

    tenho uma estrutura metálica que requer SPDA, quais cuidados preciso tomar com as descidas considerando que o material utilizado para estrutura (aço-carbono) não pode ser utilizado como descida natural segundo a norma. Por exemplo, as descidas precisam estar isoladas da estrutura? Se sim, como?

    1. João, não entendo porque vc diz que não pode usar essa estrutura metalica como elemento natural do SPDA, a norma indica exatamente o contrário, que estruturas metalicas continuas devem ser preferencialmente usadas , como elementos naturais.
      Qual o item da norma que vc se baseou para essa interpretação ? A menos que seja uma condição muito excepcional.

  2. Marcelo
    Boa noite Normando,
    Gostaria, se possível, de esclarecer duas dúvidas:
    1- Realizei uma vistoria em uma edificação a qual tem um SPDA classe II natural utilizando os pilares de concreto e fundações da estrutura. Porém esse SPDA está de acordo com a norma antiga NBR 5419/2005 com espaçamento entre as decidas de 15 metros para classe II. Como posso fazer para readequar esse SPDA com a NBR 5419/2015 que exige a distância de 10 metros entre as descidas para Classe II com tolerância de 20%. Posso deixar essa distância das decidas de acordo com a norma antiga e justificar que é estrutural no laudo?
    2 – Quando vocês ministrarão o curso de SPDA e MPS em São Paulo?
    No aguardo.
    Muito Obrigado.

    1. ´Prezado Marcelo, sempre orientei os projetistas, que quando fizessem o SPDA Natural usassem todos os pilares, pois a corrente não tem tempo para ficar procurando onde existe continuidade ou não, o raio simplesmente desce por todos os pilares. Se o critério foi esse, então para ser coerente, a minha sugestão é que peça para expor as ferragens em outros pilares para garantir a quantidade minima de acordo com o SPDA externo, neste caso foi uma economia porca do projetista naquela época.
      O proximo curso em SP é no mes que vem, se não me engano, confira as datas em http://www.tel.com.br.

      Abraços.

  3. Boa tarde Normando,
    Vou projetar o SPDA de um galpão, nas laterais e no fundo existem construções que impossibilitam a instalação do anel de aterramento? Numa situação dessa, como devo montar o anel?

    1. Fernando, nesse caso voce pode, nesse trechos fazer o fechamento por dentro da edificação e no projeto voce justifica porque fez dentro da edificação. Se voce jsutificar a norma aceita.

      Abraços e sucesso.

  4. Olá Normando,

    Gostaria de saber se podemos usar cabos semi-flexíveis revestidos e retirar a proteção para se tornar cabo nu? o sistema é abaixo de 20 metros e na cidade estou tendo dificuldade de encontrar cabos nu rígido de 16mm²

    1. Pedro, pode sim desde que não tenha mais que 7 fios e a seção minima exigida pela norma. Cuidado com os cabos comerciais com mais de 7 fios e seção bem menor que te vendem. Sugiro que faça referencia á norma NBR6524 e NBR5419/2015 e deixe claro que tem que ser cabo normalizado.

  5. Prezado Normando, boa noite.
    Queria, se possível, tirar um dúvida sobre SPDA. Acontece o seguinte, tenho um projeto, em que nele existe um galpão e um bloco administrativo, separado por uma distância de +/- 12 metros um do outro. A pergunta é :
    1) Eu preciso interligar os aneis perimetrais de aterramento entre os dois edifícios?

    1. Voce pode interligar pois estão proximos e assim funcionariam como uma malha unica, tal como acontece na área industrial, porém não existe nada que te obrigue a fazer isso , pois a norma aborda as edificações de forma separada. Então se vc não interligar seu projeto não estará foraa de norma, ok ?

      ABraços e sucesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *