Termotécnica Para-raios

IDIOMA

EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

Envie a sua pergunta para o nosso especialista, Normando Alves. Deixe a Termotécnica Para-raios continuar fazendo parte da construção de seu conhecimento! .

550 comentários em “Pergunte ao Especialista

  1. Pode-se fazer a medição de aterramento de para raio de edifício antigo onde não se tem acesso ao subsolo (é todo pavimentado)?

    1. Amauri , a norma NBR5419 não exige mis a medição de resistencia de aterramento, mas se seu cliente insistir, o que voce pode fazer é desligar todas as descidas e conectar o aparelho numa das descidas, documente isso.

  2. Caro Normando, entendo que não se deve equipotencializar no anel de captação o mastro metálico de antena coletiva (UHF) que normalmente fica localizado na laje de cobertura das edificações, no mesmo nível do mastro captor das descargas atmosféricas, pelo fato da corrente de descarga poder ser dividida não somente pelos cabos do subsistema de descida mas também pelo cabo de sinal da antena! Está correto meu entendimento?

    1. A vida util da haste de cantoneira de aterramento é muito pequena , então não é recomendado o seu uso. recomendo o uso de haste de alta camada NBR13571

  3. Olá. Tenho dúvidas em como representar a equipotencialização de todas as partes metálicas em projeto, na planta baixa, pra ser mais específico.
    Ainda no assunto de equipotencialização: o barramento de terra de cada quadro de distribuição na edificação pode ser considerado como BEL?

    1. Adalberto , a representação em planta baixa das equipotencializações é facil, basta vc determinar uma legenda diferente das demais interligações, deixe isso claro no campo de legenda do projeto. COm relação á segunda pergunta, pode sim, desde que tenha um barramento especifico para as equipotencializações, poderá ser o barramento de terra do quadro, porém não poderá ser o barramento de Neutro, deixe isso claro no seu projeto e vc vai ter que conhecer bem o tipo de caixa que vai ser instalada.

  4. Bom dia!
    Em se tratando de galpões lonados fabricados com estrutura metálica e lona PVC, a captação pode ser considerada natural aterrando apenas a estrutura, posso considerar uma captação externa não isolada ou obrigatoriamente devo considerar um SPDA isolado?

    1. Prezado Wagner o ideal seria fazer um SPDA isolado , porém dependendo das medidas desses galpões isso pode ficar inviável, assim nesse caso a unica saída é considerar essa estrutura como um elemento natural de captação. Verifique com o fornecedor se essa lona é propagante de chama. Se for, o uso de mini captores fixados nessa estrutura pode ser uma opção boa. Não esquecer de aterrar essa estrutura. Abraços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *