Termotécnica Para-raios

IDIOMA

EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

Envie a sua pergunta para o nosso especialista, Normando Alves. Deixe a Termotécnica Para-raios continuar fazendo parte da construção de seu conhecimento! .

531 comentários em “Pergunte ao Especialista

    1. Renato, a norma não tem restricoes com relação a usar aluminio na orla maritima, ela fala que o projetista deverá levar em consideração na especificação de materiais para que em ambientes corrosivos os materiais sejam compativeis com o ambiente. Até hoje não vi nemhuma reclamação com relação ao uso de aluminio.

  1. Numa instalação de malha de aterramento, a NBR 5419/2015 parte 03 paragrafo 3.11 eletrodo de aterramento em anel – Eletrodo de aterramento formando um anel fechado ao redor da estrutura, em contato com a superfície ou abaixo do solo.

    esse contato com a superfície seria quantos % que pode ficar aparente de todo anel de aterramento?

    1. Tiago a norma permite até 20% no máximo, mas essa situação somente deve ser usada em casos extremos pois caso use esse recurso voce vai ter que justificar o motivo dessa impossibilidade.

  2. Eu pergunto sobre o uso de cabo de aço galvanizado a fogo. Posso utilizar o cabo de aço no lugar das barras Re-bars?
    Quando a construção é nova e é garantida a continuidade elétrica com a interligação entre as barras da estrutura do prédio, pode-se dispensar a instalação de condutores próprios para o SPDA tal como as barras Rebar-s?

    1. SANTOS, pode sim usar cabos de aço galvanizado a fogo no lugar das rebar. A vantagem é que as rebar como tem comprimento maximo de 3,40m ficam mais faceis de serem usadas em predios que as bobinas de cabo, isso exige uma logistica complexa e guindastes para levantar essas bobinas.
      Sim pode dispensar mas vc vai ter que documentar com um laudo tecnico para isso para que essa prática fique registrada, porém não isentaria a realização dos testes de continuidade.

  3. Pode-se utilizar o aço galvanizado a fogo em toda a estrutura da edificação? Da fundação até o topo do prédio, substituindo as barras galvanizadas em toda sua trajetória?

    1. Santos, sim a norma NBR5419 não impede que isso seja feito, apesar de não ser uma pratica de rotina alguns trabalhos de engenharia civil sugerem essa pratica como modo de prolongar a vida util da estrutura de concreto armado

  4. Boa tarde Sr. Normando Alves. A minha dúvida é a seguinte: Tenho três estruturas (pavilhão, guarita e casa da caldeira), numa mesma área (terreno), afastadas do Pavilhão principal, a guarita a 17 metros e a casa da caldeira 77 metros. Há necessidade de interligação das malhas de aterramento, e em quais distancias são indicadas e necessárias, por norma ou por experiência própria.
    Desde já obrigado.

    1. Marco Antonio essas edificações estão muito distantes entre si e a norma não exige essa interligação, e eles estivessem mais próximas, da ordem de 6 a 10m no maximo , valeria a pena pensar em interligar, mas no seu caso, não precisa e nem é recomendável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *