Termotécnica Para-raios

IDIOMA

EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

Envie a sua pergunta para o nosso especialista, Normando Alves. Deixe a Termotécnica Para-raios continuar fazendo parte da construção de seu conhecimento! .

550 comentários em “Pergunte ao Especialista

  1. Boa tarde. Queria tirar uma dúvida em relação ao condutor de proteção que interliga os BEL’s. Tenho uma situação em que o edificação é grande e que o QGBT (interligado ao BEP) alimenta quadros da mesma edificação, sendo que há circuitos alimentadores internos, mas também com o circuitos alimentadores para QDC’s passando externamente subterrâneo e entrando novamente na edificação. Minha pergunta é: no caso do barramento de proteção do QDC ser utilizado como BEL, posso considerar que o condutor de proteção que passa subterrâneo dentro de eletrodutos já estará fazendo a equipotencialização entre BEL’s e BEP ou preciso prever um caminho interno para interligar esses dois barramentos?
    A segunda pergunta é, tendo a edificação SPDA, o fato desses condutores dos circuitos que passam em trecho subterrâneo do QGBT ao QDC, teria que prever DPS Classe 1 na entrada dos QDC’s?
    Desde já agradeço a atenção

  2. Normando boa tarde!
    1° Podemos passar os cabos terra que circunda a edificação juntos com o sistema de captação de agua pluvial?
    2° Podemos utilizar barras chatas de alumínio como decida mas embutidas na estrutura de concreto?

  3. Boa noite, Normando. Tudo bem?

    Em caso de construções coladas umas nas outras, que dificultam a instalação dos anéis de aterramento, como podemos proceder? A norma diz que o anel em volta da edificação é obrigatório. Nesse caso, o anel pode ser feito por dentro da edificação? Desde já, agradeço.

  4. Olá Normando, tudo bem?
    Estou fazendo um projeto de SPDA para um aviário. É uma estrtura muito cumprida (150m) e as laterais são cobertas por uma lona/cortina PVC “black out”.
    Me econtro neste momento em busca de alternativas para as descidas, levando em consideração que esse material me parece ser inflamável e tenho medo que ao percorrer uma grande corrente pelos condutores da descida muito próximo desse material o mesmo possa pegar fogo.

    Eu levantei algumas possibilidades, dentre elas, utilizar suportes para criar uma distancia dos condutores de descida em relação a lona.

    O cliente a principio não quer o SPDA isolado devido algumas premissas desse projeto em especifico e constatei que esse tipo de SPDA também se mostrou não proteger totalmente a estrutura ao rolar a esfera, devido a dimensão do galpão.

    Haveria alguma consideração, orientação, baseada em sua experiencia, que possa colaborar com o meu caso?

    Atenciosamente,
    João Paulo Pereira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *