Termotécnica Para-raios

IDIOMA

EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

Envie a sua pergunta para o nosso especialista, Normando Alves. Deixe a Termotécnica Para-raios continuar fazendo parte da construção de seu conhecimento! .

531 comentários em “Pergunte ao Especialista

  1. Por favor, ao interligar massas metálicas na malha de aterramento, embora não haja d.d.p. essa massa não se tornaria parte integrante do aterramento não sendo adequado fazer isso? Sendo assim, o mais adequado seria fazer B.E.S. interligadas com o B.E.P. para que assim a corrente seja escoada para a terra através da “malha do B.E.P.? Obrigada!!!

  2. Olá!!
    Por favor, me surgiu uma dúvida e solicito sua ajuda. Ao interligarmos uma massa metálica (um chiller por exemplo) na malha secundária do aterramento, esse mesmo elemento não se tornaria um componente do aterramento, tornando-se assim algo inadequado a se fazer? Seria adequado interligar as massas metálicas
    que precisam ser aterradas somente numa malha que seja interligada ao BEP? Aguardo. Desde já, obrigada!!!

  3. Bom dia, Eng. Normando Alves.

    Estamos com um empreendimento onde foi projetado a equalização de todas as esquadrias; Em caráter de dúvida, devemos realmente equalizar todas (esta na norma?), ou devemos seguir a equalização de acordo as distâncias dos meshes de acordo a classe de SPDA?

  4. Bom dia, Eng. Normando Alves.

    Estamos projetando um SPDA externo para um edifício que possui uma pele de vidro (esquadria de alumínio e vidro) e brises metálicas lineares de alumínio. O edifício possui no máximo 15 metros de altura. As descidas serão em barras chatas de alumínio fixadas diretamente na face da edificação. Essas esquadrias de alumínio e brises metálicas só ocorrem em 3 metros de trecho vertical, rodeando toda a edificação. A pergunta: nos trechos em que as descidas “encontram” as esquadrias de alumínio e as brises metálicas, esses elementos metálicos devem ser equipotencializados (conectados diretamente à barra chata de alumínio)? Ou seria necessário somente a equipotencialização das brises, podendo se desconsiderar a equipotencialização da armação de alumínio das esquadrias de vidro?

    1. José todas as estruturas metalicas que estejam muito proximo do SPDA, quero dizer, com uma distancia inferior á distancia de segurança menor que a calculada devem sim ser interligadas e podem fazer parte do sistema de SPDA.

  5. Olá boa tarde,
    Tenho uma instalação de SPDA natural em um galpão, sendo utilizado a própria estrutura metálica, colunas interligadas ao aterramento do local.
    Foram instalados cabos de 35 mm2 em cada coluna interligadas diretamente ao solo.
    Ao ler a NBR5419, entendi quem isso não deve ser feito.
    Gostaria de um esclarecimento nesse ponto, se pode ser feito ou não dessa forma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *