Termotécnica Para-raios

IDIOMA

EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

Envie a sua pergunta para o nosso especialista, Normando Alves. Deixe a Termotécnica Para-raios continuar fazendo parte da construção de seu conhecimento! .

526 comentários em “Pergunte ao Especialista

  1. Bom dia, em casos onde não se é possível circundar a edificação com a malha inferior de aterramento, devido algumas edificações fazem face com muros de separação de terrenos, como pode ser efetuado o fechamento da malha de aterramento?

    Obrigado

  2. Sem ver o projeto é dificil de falar, mas a dica é que a norma permite que quando não for possivel fazer o anel externamente este possa ser feito internamente, para isso basta justificar no projeto o motivo.

    Abraços,

    1. Prezado Normando, pegando um “gancho” na pergunta/resposta, a norma NBR 5419/2015, informa que este anel deve ficar posicionado à distância APROXIMADA de 1m das paredes externas, porém gostaria de saber o quanto seria esse “aproximado” de 1 metro da norma… o quanto máximo pode ficar mais que 1 metro?.. 1,2m…1,5m..?

      1. aproximadamente 1 m , pode ser 80 cm 1,2m ,1,5m, por aí. A norma vala aproximadamente porque em alguns casos não é possível fazer a 1 m , então nesses casos sugiro que justifique no seu projeto que devido a problemas (explicitar o problema) no trecho entra a descida X e a descida Y não foi possível obedecer a essa distancia. Lembro que 2 , 3 , 4 metros não é aproximadamente 1m, quando essa distancia começa a aumentar muito as pessoas que estejam entrando na edificação ficam mais vulneráveis a Tensões de Passo. Abraços,

  3. Boa tarde, no caso de um hospital que tem uma área horizontal grande e que possui vários blocos mas todos são unidos, em alguns locais eu não consigo fechar o anel inferior com mantendo a distancia máxima de 1,5 m da parede, o que fazer neste caso?

  4. R2, só é usado quando o seu cliente fornece serviços ao publico. Exemplos de serviços ao publico: Uma subestação, uma caixa d´água que alimenta um bairro ou mais, uma torre de telecomunicação (radio, internet, TV, telefonia fixa ou móvel) , resumindo tem a ver com fornecimento desses serviços publicos e que a paralisação desses serviços devido a um raio podem comprometer toda uma comunidade com a sua falta.

    Se seu cliente n~çao fornece esses serviços vc não precisa calcular, tal como acontece tambem com o R3 (patrimonio historico).

    Abraços,

    ABraços

  5. Boa tarde Normando, tenho uma duvida no uso de R2 da norma SPDA 5419/2015 parte 2. Não ficou claro pra mim onde se enquadraria a R2, pois em nenhum exemplo da norma utiliza, e fala sobre uso indispensável para serviço ao publico, onde entendo pela tabela c.8 que seria para lugares que fornecem luz, agua e sinal de tv. Estou em fase de projeto de um comércio de materiais de construção e não sei se ele se encaixaria em R2.
    Obrigado desde já.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *