A importância da proteção contra raios em aeroportos


TRANSCRIÇÃO PARA DEFICIENTES AUDITIVOS

Seja muito bem-vindo ao nosso TELCast! O assunto de hoje é sobre a importância do SPDA em aeroportos.

Se desconsiderarmos o atípico ano de 2020, que bagunçou todas as rotinas devido a pandemia, podemos dizer que os aeroportos brasileiros recebem anualmente mais de 100 milhões de passageiros. É como se metade da população voasse de avião ao menos uma vez por ano!

Além de serem as principais responsáveis pela segurança dos voos, essas edificações possuem uma grande circulação e permanência de pessoas. É por isso que ao realizar os cálculos do gerenciamento de risco, é bem provável que seja apontada a necessidade de instalar SPDA e MPS.

Apesar dos conceitos de projeto e instalações serem similares aos convencionais, os aeroportos possuem algumas particularidades que não podem ser ignoradas. Considerando que algumas regiões vão requerer um elevado nível de proteção, dividir a edificação em zonas durante os cálculos do gerenciamento de risco é uma ótima alternativa para otimizar os custos finais de projeto. Os pontos de abastecimento das aeronaves, armazenamento de combustível e fluidos de lubrificação são exemplos de áreas classificadas. Portanto, precisam seguir algumas regras específicas, conforme as recomendações do anexo D da parte 3 da NBR 5419. É importante evitar que ocorram centelhamentos ou pontos quentes nestes locais, já que podem acabar resultando em incêndios ou explosões. Também é preciso garantir a correta equipotencialização das aeronaves que estão sendo embarcadas ou abastecidas, já que descargas diretas ou surtos induzidos ainda poderão incidir sobre elas.

Uma boa dica é deixar terminais ou conectores de espera, para realizar a conexão entre a estrutura metálica do avião com o restante da edificação. Mas atenção: algumas aeronaves já possuem um modelo próprio de conexão, que podem não ser adaptáveis às soluções convencionais de mercado.

Para os operadores ou passageiros que precisam se deslocar pela pista, não será possível garantir que estejam protegidos contra as descargas atmosféricas, visto que a NBR 5419 não contempla áreas abertas. Felizmente, os aeroportos possuem sistemas de detecção de tempestades, então basta que sejam integrados com algum tipo de alerta ou aviso, para que as pessoas possam se deslocar rumo aos locais seguros.

As torres de controle também são de suma importância. Nela estão situados os controladores de tráfego aéreo, radares e antenas necessárias para monitoramento das condições climáticas. A falha de qualquer um destes sistemas pode causar atrasos em voos ou colisões entre aeronaves e, por isso, a proteção de seus circuitos deve ser, obrigatoriamente, considerada durante o projeto.

Se engana quem pensa que somente as linhas de alimentação de energia precisarão de proteção. Neste tipo de equipamento, as linhas de dados são tão vitais que uma simples interferência na comunicação pode comprometer todo o sistema. Especialmente para as linhas conectadas a instrumentos sujeitos ao impacto do raio, como as antenas e sensores expostos, a proteção também vai evitar que os aparelhos possam explodir ou serem incendiados. Normalmente, além das blindagens são instalados protetores de surtos nas entradas e saídas dos dispositivos. Essa ação visa minimizar ao máximo a probabilidade de danos nos equipamentos.

E como estamos tratando de serviços em que paradas para manutenção são raras, é preciso instalar DPS que possuam a mais alta tecnologia e vida útil possível. Por isso, para os modelos de energia é sempre recomendável a utilização de centelhadores. Em linhas de sinal, devem ser utilizados aqueles com a menor perda por inserção, visto que não queremos uma interferência na rede provocada pelo protetor.

É preciso também que os DPS sejam certificados por órgãos competentes, como a UL, VDE, CE e Inmetro. Vale destacar que, as linhas de protetores da marca alemã DEHN são as mais completas e eficientes do mercado mundial, atendendo os requisitos de projeto com a maior durabilidade possível.

Quando se trata de uma estrutura com tamanha importância e criticidade, é sempre bom contar com especialistas e referências de mercado. Conte com a equipe de suporte técnico e Engenharia da Termotécnica Para-raios, estamos sempre disponíveis para auxiliar nas demandas que forem necessárias!